Grilo, Ana MonteiroGomes, AnaSantos, Margarida Custódio dos2016-09-222016-09-222015-06Grilo AM, Gomes A, Santos M. Qualidade no ensino das competências comunicacionais nos estudantes da área da saúde. In Colóquio Internacional Psicologia e Educação 2015 – Diversidade e educação: desafios atuais, ISPA (Lisboa), 25 a 27 de junho de 2015.http://hdl.handle.net/10400.21/6451As últimas décadas caracterizaram-se por importantes contributos que recolocaram o ensino de competências comunicacionais como um dos aspetos centrais na formação dos profissionais de saúde. A própria OMS tem vindo a enfatizar este aspeto e, em 2002, a American Association of Medical Colleges e a American College of Graduate Medical Education consideraram a comunicação interpessoal como umas das seis aptidões centrais a desenvolver nos médicos. Perante estas recomendações e a demonstração, através de inúmeras investigações, de que as competências comunicacionais podem ser treinadas e aprendidas, e que estas aptidões permanecem ao longo do tempo; as instituições de ensino superior que formam profissionais de saúde, são chamadas a repensarem os seus curricula. Os consensos de Toronto e o de Kalamazoo surgiram como dois importantes marcos orientadores da uniformização do ensino e avaliação das competências comunicacionais nas escolas médicas. A presente comunicação, parte de um conjunto de investigações realizadas com estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia e radioterapia, bem como da experiência de utentes adultos em serviços de medicina nuclear e radiologia e de crianças na consulta de pediatria e pretende apontar algumas linhas orientadoras sobre os conteúdos e as metodologias de ensino das competências comunicacionais, assim como da forma de avaliar estas competências ao nível do ensino pré-graduado dos futuros profissionais de saúde.porPsicologia educacionalEnsino superiorCompetência comunicacionalProfissional de saúdeQualidade no ensino das competências comunicacionais nos estudantes da área da saúdeconference object