Antunes, Ana Cristina CoelhoSousa, VandaFerreira, Beatriz Sofia Nunes2025-02-122025-02-122024-12-19Ferreira, B.S.N. (2024). A representação da bruxa no cinema: The Craft (1996) e The Craft:Legacy (2020). [Trabalho de projeto de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21426http://hdl.handle.net/10400.21/21426Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.O audiovisual, nomeadamente o cinema, é tanto uma forma de divulgação de ideais sociais, como alimentada por perceções e ideais sociais. Trata-se de uma máquina que se alimenta e que dá a alimentar. Deste modo, acaba por considerar-se que está ligada às representações sociais, acabando por representar pessoas ou conceitos que observamos em sociedade, e podendo criar ou dar a conhecer novas formas de os representar. A bruxa é uma personagem enigmática que se vê no cinema desde 1901. Da mesma forma que o cinema passou por várias transformações, também a bruxa se foi transformando com o passar do tempo. Influenciada pela perspetiva social da mulher e alterações em contextos sociais, a bruxa já foi representada como a vilã, a heroína, a jovem, a velha, bonita, feia, temida e adorada. É interessante analisar a mesma personagem em dois contextos sociais e temporais distintos, numa tentativa de compreender o que mudou, evoluiu, e o que se mantém – e mais ainda, se a perceção do público se alterou. Assim, neste projeto foram realizadas duas montagens, tendo como base os filmes The Craft (1996) e The Craft:Legacy (2020). Através de uma reinterpretação destas obras, foram criadas duas edições de vídeo que apresentam a representação da bruxa e analisa as suas diferenças com mais de 20 anos de diferença.. Foram ainda realizados dois questionários de modo a compreender a representação da bruxa segundo os inquiridos, e a sua avaliação dos vídeos realizados.ABSTRACT: Audiovisual media, such as cinema, is both a way to promote social ideals and is itself fuelled by social ideas and perceptions. It functions as a machine that both feeds and is fed. In this way, it can be considered connected to social representations, portraying people or concepts observed in society, and having the potential to create or introduce new ways of representing them. The witch is an enigmatic character that has appeared in cinema since 1901. Just as cinema has undergone various transformations, the figure of the witch, and the way it’s represented, has also changed over time. Influenced by society’s perspectives on women and shifts in social contexts, the witch has been portrayed as the villain, the hero, a young woman, an old woman, beautiful, ugly, feared, and loved. Therefore, it is interesting to analyse this character in two distinct social and temporal contexts to understand what has changed, evolved, and what has remained — and more importantly, whether the public’s perception has changed. This project is based on the films The Craft (1996) and The Craft: Legacy (2020). Through a reinterpretation of these pieces, two video edits were created to showcase the representation of the witch, aswell as analyse their differences with more than twenty years between each representation. Through two surveys, we aimed to understand how the respondents' viewed the representation of the witch and their evaluations of the videos.porBruxaCinemaRepresentaçõesRepresentações sociaisWitchRepresentationSocial representationsA representação da bruxa no cinema: The Craft (1996) e The Craft:Legacy (2020)master thesis203786963