Buckley, Charles RichardFernandes, RubenMoreira, João Nuno Machado2023-01-052023-01-052022-10-07http://hdl.handle.net/10400.21/15249Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I (prática pedagógica) - Esta primeira parte concentra-se na descrição detalhada de todos os elementos referentes ao Estágio do Ensino Especializado (EEE), associado ao programa do Mestrado em Ensino da Música (MEM) da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Este estágio foi realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC) durante o ano letivo 2019/2020. Esta parte do documento tem como finalidade fazer conhecer a instituição CMAC, os três alunos de percussão com quem trabalhei, os seus progressos durante este ano letivo e a minha experiência pedagógica e trabalho realizado no decorrer do estágio em exercício. Em relação ao CMAC, irei descrever todos os seus aspetos e elementos, educativos, históricos, geográficos, culturais e sociais. Destes elementos irei salientar a história da instituição, a oferta educativa e a contextualização das áreas geográficas abrangidas pela mesma, a caracterização da instituição, a sua organização e gestão, os seus protocolos e parcerias, o seu impacto social, educativo e cultural na região, o seu projeto educativo, assim como uma visão geral e numérica da comunidade escolar. Após a contextualização do estágio, irei realizar uma descrição dos alunos selecionados para este estágio. Todos eles frequentam o regime articulado em níveis distintos de aprendizagem (1.º, 3.º e 5.º graus) e serão designados como Aluno A, B e C. As aulas lecionadas serão também descritas tendo em conta as práticas educativas desenvolvidas, assim como os métodos e estratégias utilizadas, o repertório trabalhado ao longo do ano e os resultados obtidos. Para finalizar esta parte descritiva do estágio em exercício, irei falar sobre as consequências educativas da pandemia COVID-19 e a quarentena obrigatória subsequente nas aulas e nos alunos, para além de no meu trabalho como docente.Resumo II - Este trabalho de investigação consiste num pequeno estudo experimental de carácter indutivo, por isso tem como objetivo investigar, a partir de inúmeras observações analíticas de várias aulas de ensino instrumental, duas questões: • quais os efeitos educativos e motivadores relacionados com o feedback negativo e positivo nos alunos da classe de bateria do Conservatório de Música e Artes do Centro; • até que ponto o feedback negativo pode ser verdadeiramente prejudicial para a aprendizagem e sucesso dos mesmos. Será feita uma revisão da literatura onde apresentarei vários autores que defendem a eficácia de cada um dos tipos de feedback e as ideologias educativas a eles inerentes. Numa tentativa de tirar as minhas próprias conclusões nesta matéria, realizei este trabalho de forma a esclarecer quais são realmente os efeitos dos dois tipos de feedback nos meus alunos de forma a melhorar a aprendizagem e a motivação dos mesmos, como também para saber se o feedback negativo pode ser ou não verdadeiramente prejudicial para a aprendizagem e sucesso dos meus alunos. Neste estudo baseei-me na metodologia usada no estudo Effects of Verbal Correction on Student Attitude and Performance de Robert Duke e Jacqueline Henniger, pois este estudo, além de ser uma referência na área de estudos educativos, foi o estudo que me motivou a desenvolver este mesmo trabalho. Para a experiência neste trabalho usei como amostra os alunos da classe de bateria e dividi-os em três grupos. ● Grupo A (grupo do qual o professor só dá feedback positivo). ● Grupo B (grupo do qual o professor só dá feedback negativo). ● Grupo C (grupo que recebeu feedback misto – o grupo de controlo). A cada estudante é dada uma aula onde este tem como objetivo aprender a tocar na marimba “Parabéns a Você”. Cada aula acaba quando o aluno toca corretamente a melodia do início ao fim. Toda a aula é gravada e cronometrada para análise posterior. Depois de cada aula, cada aluno preenche um pequeno questionário onde ele avalia a sua experiência de aprendizagem e o tratamento do professor.Abstract I (teaching practice) - This first part focuses on the detailed description of all the elements concerning the Specialized Teaching Internship (STI), all the elements concerning the Masters in Music Teaching (MMT) from the Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). This internship was done in Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC) during the 2019/2020 school year. This part of the document is meant to present the CMAC institution, the three percussion students whom I worked with, their respective progress during this school year and my teaching experience as well as work done throughout the internship. Regarding CMAC, I will describe all it’s educational, historic, geographic, cultural and social elements and aspects. From these elements I will be going through the institution’s history, its educational options and contextualize the geographic areas covered by it, the description of the institution, its organization and management, its agreements and partnerships, its social, educational and cultural impact in the region, its education project, as well as an overview and data overview of the school’s community Once the internship’s background has been given, I will describe the students selected for this internship. All of them participate in the mixed schooling format in various stages of learning (1st, 3rd and 5th grades), and will be referred to as Student A, B and C. The classes taught will also be described considering the educational practices developed as well as the methods and strategies applied, the repertoire we worked on throughout the year and the results. To conclude this descriptive part of the internship, I will go over the consequences of Covid-19 pandemic and the subsequent lockdown had in education, the classes and students, as well as in my work as a teacher.Abstract II - This research paper is a small inductive type of experimental study, so it is intended objective is to research, based on multiple analytic observations from various instrument classes, two points: • what are the educative and motivational effects related to negative and positive feedback on students of the drums class of the Conservatório de Música e Artes do Centro; • how harmful negative feedback can truly be for their learning and success. There will be a literature review in which I will present various authors that defend the effectiveness of each of the feedback types and their associated educational ideologies. In an attempt to draw my own conclusion from this study, I have written this paper in order to understand which are the real effects of the two types of feedback on my students, in order to improve their learning experience and motivation as well as knowing if negative feedback may, or may not, be truly detrimental for the learning experience and success of my students. For this study, I based my research on the methodology used in the study Effects of Verbal Correction on Student Attitude and Performance by Robert Duke and Jacqueline Henniger. Not only was this study a reference in the field of educational studies, it was also the study that motived me to write this paper. For this research I have selected some of the drum students and divided them into three groups. ● Group A (the group that only got positive feedback from the teacher). ● Group B (the group that only got negative feedback from the teacher). ● Group C (group that received mixed feedback - control group). Each student had one class where the objective was to learn how to play “Happy Birthday to You” on the marimba. Each class ended when the student played the song correctly from start to finish. The whole class was recorded and timed for later analysis. After each class, each student filled out a quick survey where they rated their learning experience and the teacher’s treatment.porMarimbaPercussãoFeedbackPedagogiaProcesso ensino-aprendizagemConservatório de Música e Artes do CentroPercussionPedagogyTeaching-learning processOs efeitos do feedback verbal na iniciação à aprendizagem da marimbamaster thesis203085736