Maurício, PauloSilva, Sara Cristina Teixeira2024-01-112024-01-112023-07-14Silva S. C. T. (2023). As atividades práticas em ciências naturais no desenvolvimento de processos científicos: o caso da previsão (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16857http://hdl.handle.net/10400.21/16857Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte é apresentada uma descrição sintética das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva da prática ocorrida em ambos os ciclos. Na segunda parte, é apresentado o estudo acerca do tema As atividades práticas em ciências naturais no desenvolvimento de processos científicos: o caso da previsão. Esta investigação teve como objetivos: (i) identificar as conceções dos alunos, acerca do que entendem por prever, no âmbito de atividades práticas; (ii) analisar a evolução das previsões dos alunos, durante a realização de um conjunto de atividades práticas. Estes objetivos tiveram como finalidade responder à seguinte problemática: De que modo e até que ponto a realização de uma sequência de atividades práticas, tem implicações no desenvolvimento das conceções sobre processos científicos (com foco na previsão) evidenciados pelos alunos? A investigação realizada enquadra-se num estudo de caso descritivo único, sendo de natureza qualitativa, tendo participado 20 alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Quanto aos resultados obtidos, foi possível verificar que a realização de um conjunto de atividades práticas, com foco no desenvolvimento do processo científico da previsão, permitiu que os participantes evoluíssem nas suas conceções, reconhecendo os aspetos relacionados com as previsões. Analogamente, evoluíram na sofisticação das suas previsões, pois foram fundamentando as suas ideias em dados concretos, mostrando desenvolvimento no seu raciocínio e na capacidade de reflexão.The present report was prepared as part of the Supervised Teaching Practice II course, within the Master's program in teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This study was divided into two parts. The first part provides a concise description of the pedagogical practices developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education as well as a critical and reflective analysis of the practice carried out in both cycles. The second part presents a study on the topic “Practical activities in natural sciences and their role in the development of scientific processes: the case of prediction”. The objectives of this research were: (i) to identify students’ conceptions of prediction within the scope of practical activities, and (ii) to analyze the evolution of student predictions during a set of practical activities. These objectives aimed to answer the following question: To what extent and in what ways does the implementation of a sequence of practical activities impact the development of students' conceptions of scientific processes (with a focus on prediction)? The research was framed as a descriptive single-case study of a qualitative nature, with the participation of 20 students from a 5th-grade class. Regarding the results, it was possible to observe that the implementation of a set of practical activities focusing on the development of the scientific process of prediction allowed the participants to evolve their conceptions and recognize aspects related to predictions. Similarly, they progressed in the sophistication of their predictions as they based their ideas on concrete data, demonstrating development in their reasoning and reflective abilities.porAtividades práticasProcessos científicosPrevisão2º ciclo do ensino básicoEducação em ciênciasPractical activitiesScientific processesPrediction2nd cycle of basic educationEducation in scienceAs atividades práticas em ciências naturais no desenvolvimento de processos científicos: o caso da previsãomaster thesis203373847