Sebastião, JoãoCampos, JoanaCaeiro, TiagoAlves, Mariana Gaia2020-03-162020-03-162009Sebastião, João, Campos, Joana, Mariana Gaio Alves e Tiago Caeiro (2009) “Violência e agressividade: questionamentos teóricos e empíricos” Actas do Encontro Contexto Educativos na Sociedade Contemporânea, APS, ISBN 978-972-95945-6-4,978-972-95945-6-4http://hdl.handle.net/10400.21/11248Procura-se nesta comunicação reflectir sobre alguns dos bloqueios que os autores vêm identificando no debate sobre a problemática da violência na escola, nomeadamente os resultantes da contaminação entre os discursos sobre a escola e as diversas formas de violência social. Frequentemente apresentada como a evidência mais objectiva da degradação dos objectivos e princípios da escola pública, a utilização indeterminada da noção violência na escola dificulta a sua compreensão já que esta recobre realidades ontologicamente diferenciadas. Partindo da distinção teórica entre violência e agressividade procuraremos ilustrar empiricamente essas mesmas diferenças, de modo a contribuir para a construção de uma quadro sociológico de análise dos fenómenos de violência na escola.porViolência na escolaViolência socialViolência e agressividade: questionamentos teóricos e empíricosconference object