Fernandes, JoãoXavier, MadalenaNeto, Angelo2020-12-152020-12-152020Fernandes, J., & Xavier, M. (2020). Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo. Edições IPCB1646-9054http://hdl.handle.net/10400.21/12473Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.porEducação ArtísticaCriação artísticaProcessos coreográficosPedagogia contra o estadoEnsino-aprendizagemUm olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativojournal article