Garcia, VítorVieira, La Salete2024-03-072024-03-072022-12Vieira, L.S. (2022). O contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17183http://hdl.handle.net/10400.21/17183Relatório Final de Estágio apresentado a Escola Superior de Dança com vista a obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaO presente estudo, enquadrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD), teve por âmbito a análise do impacto dos conceitos Alignment, Succession, Opposition, Fall, Weight, Recovery, Rebound, Suspension e Isolation, associados à Dança Contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na Técnica de Dança Clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com uma fase de observação, que se revelou essencial para a determinação dos conteúdos e estratégias a aplicar tanto na fase de participação acompanhada como, posteriormente, na fase da lecionação autónoma. Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, diário de bordo, caderno do aluno, grupo focal e registos de vídeo e fotografia, analisados de acordo com a metodologia aplicada. Este estudo teve como finalidade demonstrar que a aplicação dos conceitos de movimento, quando associados à Dança Contemporânea e incorporados na Técnica de Dança Clássica contribuem para uma melhoria na qualidade do movimento dos alunos. Apesar destes conceitos serem transversais às duas Técnicas de Dança, pretende-se promover o entendimento dos mesmos, levando o aluno a pensar a Técnica de Dança Clássica sob uma perspetiva diferente, encontrando uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária ao aluno em formação, e, mais tarde, ao bailarino com versatilidadeABSTRACT - O presente estudo, enquadrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD), teve por âmbito a análise do impacto dos conceitos Alignment, Succession, Opposition, Fall, Weight, Recovery, Rebound, Suspension e Isolation, associados à Dança Contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na Técnica de Dança Clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com uma fase de observação, que se revelou essencial para a determinação dos conteúdos e estratégias a aplicar tanto na fase de participação acompanhada como, posteriormente, na fase da lecionação autónoma. Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, diário de bordo, caderno do aluno, grupo focal e registos de vídeo e fotografia, analisados de acordo com a metodologia aplicada. Este estudo teve como finalidade demonstrar que a aplicação dos conceitos de movimento, quando associados à Dança Contemporânea e incorporados na Técnica de Dança Clássica contribuem para uma melhoria na qualidade do movimento dos alunos. Apesar destes conceitos serem transversais às duas Técnicas de Dança, pretende-se promover o entendimento dos mesmos, levando o aluno a pensar a Técnica de Dança Clássica sob uma perspetiva diferente, encontrando uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária ao aluno em formação, e, mais tarde, ao bailarino com versatilidade.porDança contemporâneaDança clássicaConceitos de movimentoInterdisciplinaridadeContemporary danceMovement conceptsClassical danceInterdisciplinarityO contributo dos conceitos de dança contemporânea, na melhoria da qualidade do movimento na técnica de dança clássica dos alunos do 5º ano do ensino artístico especializado de dança, do Conservatório de Dança do Vale do Sousamaster thesis203545850