Jorge, Nuno da SilvaCenteno, Maria JoãoGrova, Telma dos Santos2018-02-232018-02-232017-12-15GROVA, Telma dos Santos - O acesso à cultura: uma solução de relações públicas na era dos social media. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Trabalho de projeto.http://hdl.handle.net/10400.21/8113Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O presente trabalho tem como objetivo enriquecer os estudos de comunicação sobre o setor cultural através de uma perspetiva no âmbito da Gestão Estratégica das Relações Públicas. Partindo de uma revisão de literatura sobre o conceito de cultura e eventos e práticas culturais, as Relações Públicas, percorrendo a sua evolução histórica até aos desafios e oportunidades na hegemonia do mundo digital dos dias de hoje, apresenta-se uma proposta de plataforma online que permite melhorar a comunicação entre organizações culturais e os seus públicos. Utiliza-se o modelo em quatro etapas para a investigação, conceção e desenvolvimento do projeto e mostra-se a sua pertinência para uma comunicação bidirecional entre organizações culturais e públicos.ABSTRACT: The present paper has the goal to improve the communication studies of cultural sector through a perspective of Public Relations Management. Throughout a literature review of culture concept, events, cultural practices and Public Relations, this paper presents a proposal of an online platform to improve digital communication between cultural organizations and its publics, allowing a two-way communication. Cutlip et al. Four Step Public Relations Process model is used for the project’s research, action, communication and evaluation.porRelações públicasCulturaIndústrias culturaisSocial mediaOrganizações culturaisComunicação digitalPúblicoPublic relationsCultureCultural industriesSocial mediaCultural organizationsDigital communicationPublicO acesso à cultura: uma solução de relações públicas na era dos social mediamaster thesis201785331