Manteigas, VítorHencleeday, CatarinaMonteiro, AnaGomes, Margarida2025-11-052025-11-052024-10Manteigas V, Hencleeday C, Monteiro A, Gomes M. O papel do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente como facilitador na implementação da metodologia ECO-ESCOLAS/ECOCAMPUS. In: CCS2024, Universidade de Aveiro, 17 e 18 de outubro de 2024. Lillebo A, Asunção AS, Novais A, Santos C, Ferreira F, Batista J, et al, editors. 6.ª Conferência Campus Sustentável (CCS2024) – Ações transformativas da Academia com a Sociedade para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: livro de resumos. Aveiro: Universidade de Aveiro; 2025. p. 69-70.978-989-9253-05-6http://hdl.handle.net/10400.21/22240A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), uma unidade orgânica do Politécnico de Lisboa, é reconhecida como Eco-Escola desde 2010/2011 e trabalha no âmbito do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) desde 2013. O Programa JRA é coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education (FEE), que pretende capacitar os jovens para que estes assumam uma posição consciente sobre as questões ambientais, fornecendo-lhes uma metodologia de trabalho que promove a investigação de questões de sustentabilidade. Em Portugal, o Programa JRA é promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), a secção portuguesa da FEE, e a primeira edição em território nacional teve lugar em 1994. Desde então, os estudantes investigam e interpretam questões de sustentabilidade como jornalistas, melhorando os seus conhecimentos e competências na área ambiental, novas tecnologias e técnicas de comunicação. De uma forma geral, na ESTeSL, as atividades dos Jovens Repórteres para o Ambiente são integradas em unidades curriculares, contribuindo também para o trabalho desenvolvido ao nível do Politécnico de Lisboa, nomeadamente pelo Eco-Politécnico de Lisboa, na área da Educação para a Sustentabilidade, mas também para o cumprimento das etapas 5 e 6 do Programa Eco-Escolas/EcoCampus, o “trabalho curricular” e “informar e envolver”, respetivamente. Entre os vários temas propostos, na área do desenvolvimento sustentável, os estudantes trabalham colaborativamente em unidades curriculares como Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos, do curso de licenciatura em Saúde Ambiental, realizando entrevistas estruturadas com especialistas em áreas específicas do conhecimento e produzindo diferentes tipos de peças de comunicação, como artigos de cariz jornalístico, reportagens em vídeo e episódios de podcast. Também realizam campanhas em formato de vídeos ou fotografia, assim como fotorreportagens.porCidadaniaEducação para a sustentabilidadeEnsino superiorJovens Repórteres para o ambienteEco-EscolasEcoCampusO papel do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente como facilitador na implementação da metodologia ECO-ESCOLAS/ECOCAMPUSconference paper