Andrade, GraçaCunha, OlgaFerreira, Carolina2025-04-022025-04-022024Andrade G, Cunha O, Ferreira C. Novo campus, novas relações: práticas de acolhimento e integração no ensino superior. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2024.978-989-35748-9-7http://hdl.handle.net/10400.21/21739O presente documento tem como objetivo abordar os vários tipos de atividades de acolhimento e integração de estudantes de primeiro ano, que são comumente implementadas nas instituições de ensino superior (IES) nacionais e estrangeiras. A necessidade destas atividades insere-se na conceção holística do sistema educativo, em que as IES devem assumir objetivos fora da esfera académica estrita, devendo promover a saúde, o bem-estar psicossocial e o desenvolvimento dos estudantes. Para melhor promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior é importante enquadrar este processo na fase de desenvolvimento psicológico em que os estudantes se encontram. A entrada no ensino superior ocorre, para a maioria, no período da adultez emergente, em que o jovem adulto já não se vê como adolescente nem tão pouco como um verdadeiro adulto com as responsabilidades e compromissos que lhe estão associados. Contudo, o processo psicossocial exige que durante esta fase a pessoa seja já capaz de tomar decisões autónomas e assumir responsabilidade sobre si próprio. O percurso académico é exigente no que respeita a estas competências, o que promove o desenvolvimento pessoal dos estudantes, mas pode ser sentida como excessivo por alguns, principalmente no início do seu percurso.porEnsino superiorMentoriaTutoriaAconselhamentoAprendizagemMonitorizaçãoNovo campus, novas relações: práticas de acolhimento e integração no ensino superiorbook