Cunha, MarianaTomás, CatarinaFonseca, Célia2020-07-062020-07-062017Cunha, M., Tomás, C., Fonseca, C. (2017) “Amizade é…felicidade! (Freng, 5 anos) ”. As relações sociais entre crianças num Jardim de Infância in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (122-132) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8http://hdl.handle.net/10400.21/12010Tendo em conta que, para as crianças, a amizade é um valor fundamental, mas não isento de conflitos e tensões, propomo-nos a apresentar o trabalho realizado com as crianças de um Jardim de Infância (JI), situado na cidade de Lisboa, sobre os enredos da cultura de pares instituída, bem como sobre as conceções e significados atribuídos, pelas crianças, no âmbito das relações que estabelecem entre si. O caminho percorrido em torno desta problemática central - a amizade entre as crianças, no quotidiano do jardim de infância - operacionalizou-se a partir de uma metodologia qualitativa e da centralidade de três técnicas principais: a observação, a entrevista e a consulta documental. Os dados recolhidos foram analisados à luz de duas áreas de conhecimento: a pedagogia da infância e a sociologia da infância. A investigação realizada sobre a amizade entre as crianças aponta para um processo complexo, diversificado, implicando determinados requisitos, que envolvem dimensões diferenciadas. Nas relações que estas estabelecem, há distinção entre diferentes tipos de amigos e diversos graus de intimidade e interações, sendo ainda identificada a reciprocidade como um fator fundamental nas relações estabelecidas.porAmizade entre criançasEducação de infânciaCulturas da infânciaPrática profissional supervisionada“Amizade é…felicidade! (Freng, 5 anos) ”. As relações sociais entre crianças num Jardim de Infânciajournal article