Coelho, Rui Pina2016-01-212016-01-212007978-989-625-204-5http://hdl.handle.net/10400.21/5594É objectivo deste artigo explorar a ideia de teatro que os textos de crítica teatral de Fernando Amado encerram ou ajudam a revelar. Para tal, importará dar conta do momento de renovação cénica e actualização cultural, de que a segunda metade dos anos quarenta é expoente, e das relações que o ideário formado por Fernando Amado, Redondo Júnior ou Gino Saviotti, entre outros, pode estabelecer com o que pela Europa Teatral se vai apelidando de teatro moderno.ABSTRACT - This article will explore Fernando Amado’s theatre idea through his reviews. In order to do that I will consider the importance of the post–war theatre renovation movement and the efforts of cultural enlightenment that characterize the forties’ second half in Portugal. I will equally consider the relations that Amado’s, Redondo Júnior’s and Gino Savioti’s, among others, theatre idea can establish with its contemporary European modern theatre.porFernando AmadoCasa da ComédiaHistória do teatro em PortugalCrítica de teatroPortuguese theatre historyTheatre criticismAriel o renovador: a crítica teatral de Fernando Amado como expressão de um ideário de teatrobook part