Amorim, Vera2022-06-272022-06-272021Amorim, V. (2021). Sete contributos para a formação de professores de dança. In Falcão, M.; Leite, T. Pereira, T. (Coords.) Educação Artística, 2010-2020. (pp.163-167). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED.978-989-8912-15-2http://hdl.handle.net/10400.21/14734No texto presente artigo sintetizam-se sete contributos, observações e reflexões recolhidas pela autora ao longo de 14 anos de Seminários de formação de professores de de Dança, promovidos pela Escola Superior de Dança, com a Professora e metodóloga Barbara Fewster². Estas orientações surgem cruzadas com os textos introdutórios apresentados em cada volume do método (Fewster, 1996) em questão e sintetizam recomendações de carácter prático/reflexivo que se apresentam em três grandes grupos: a) intervenção pedagógica; b) conteúdo – técnica enquanto código motor; e por fim c) conteúdo musicalidade na sua dimensão de suporte estruturante. Não obstante as intersecções e interdependências que revelam entre si, estes contributos constituem-se também como um valioso conjunto de reflexões técnicas e pedagógico-metodológicas de aplicação transdisciplinar, isto é, o seu interesse não se esgota numa abordagem no âmbito da metodologia Fewster, nem tão pouco se circunscrevem ao ensino da dança. Muitas destas recomendações/orientações poderão ser de interesse e valor em diferentes contextos do ensino da dança e, numa perspetiva mais ampla, noutros contextos de ensino artístico. Debruçar-me-ei sobre alguns aspetos da Intervenção Pedagógica vertida para o domínio de Transmissão do Conteúdo.porEducaçãoArteDançaSete contributos para a formação de professores de dançabook part