Miranda, SandraAlexandre, Sílvia Pena2019-10-232019-10-232004Miranda, S., & Alexandre, S. (2004). Cultura, valores e estilos de vida na publicidade. In F. Costa Pereira & J.Veríssimo (Coords.), Publicidade: O estado da arte em Portugal (cap.4, pp. 94-121). Lisboa: Sílabo.972-618-341-3http://hdl.handle.net/10400.21/10608O conceito de cultura encerra inúmeras ambiguidades. Uma delas reside naquilo que Oliveira (2002) adjectivou de «indisciplina das ciências sociais», ou seja, varias disciplinas procuram encontrar a sua, definição, impregnando 0 conceito de uma ambiguidade imensa. Ao efectuarem uma revisão crítica dos conceitos e definições de cultura, Kroeber & Kluchohn (1952) registaram a existência de, aproximadamente, cento e sessenta e quatro diferentes significados para 0 termo. Nao obstante a literatura registar uma imensa profusão de definições, adoptou-se como ponto de partida a proposta de Tylor que, embora bastante antiga, ainda hoje pode ser tomada como orientadora no âmbito da sociologia do consumo e comportamento do consumidor: «conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade» (Tylor, 1943,p. 6).porCulturaValores culturaisEstilo de vidaPublicidadeCultura, valores e estilos de vida na publicidadebook part