Pires, Ana MarinhoSantos, Raquel Sofia Afonso2014-07-142014-07-142011-06http://hdl.handle.net/10400.21/3704Mestrado em AuditoriaNa actual conjuntura económico-financeira, torna-se importante para as empresas implementar instrumentos que contribuam para a sua eficiência operacional, que sejam pontos de diferenciação – como um adequado Sistema de Controlo Interno. Desta forma procuramos demonstrar que a implementação de um adequado Sistema de Controlo Interno pode ser um factor diferenciador, e contribuir de forma decisiva para a sobrevivência das empresas. Perante os objectivos a que nos propusemos, foram distribuídos inquéritos a uma amostra representativa de 16% da população em estudo, tendo sido analisados estatisticamente os resultados obtidos. Pudemos verificar que, apesar de todos os contributos que a existência de um adequado SCI poderá trazer ás empresas, a grande maioria não o tem implementado de modo formal.In the actual economic and financial situation, it is important for companies to implement tools that contribute to operational efficiencies, which are points of differentiation – as an adequate internal control system. So we sought to demonstrate that the implementation of an adequate internal control system can be a differentiating factor, and decisively contribute to the survival of businesses. Given the objectives we set, surveys were distributed to a representative sample of 16% of the population under study and the results were statistically analyzed. We concluded that, despite all the contributions that the existence of an appropriate ICS can bring to companies, most of them don’t have it implemented in any formal way.porControlo internoEficiência operacionalPequenas e médias empresasSucesso empresarialFiabilidade da informação financeiraBusiness successInternal controlOperational efficiencyReliability of financial informationSmall and medium entitiesO contributo da implementação de um sistema de controlo interno robusto para as pequenas e médias empresas portuguesas: o caso das agências de meios e publicidademaster thesis