Sousa, Otília da Encarnação da CostaJesus, Andreia Claudia Morgado Amaral de2025-10-102025-10-102025-07-162025-07-07Jesus, A. C. M. (2025). O texto literário como modelo de escrita: um estudo de caso numa turma de 3.º ano do 1.º CEB [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22169http://hdl.handle.net/10400.21/22169Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, da Escola Superior de Educação de Lisboa, com o objetivo geral de analisar a influência do texto literário como input linguístico na qualidade textual de alunos do 3.º ano do 1.º CEB. A investigação é um estudo de caso, com princípios de investigação-ação e natureza essencialmente qualitativa. Foram recolhidas produções escritas de alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade, bem como as suas respostas a um questionário aplicado sobre hábitos de leitura, para a caracterização da amostra e identificação de fragilidades no domínio da escrita. Durante a intervenção, apostou-se num ensino sistemático e explícito da escrita, tendo como modelo uma seleção de textos literários de qualidade e adequados aos interesses e necessidades do grupo-turma. Posteriormente, foram recolhidas as produções escritas finais, nas mesmas condições da primeira recolha, com vista à análise da evolução da qualidade textual, no que diz respeito à coesão, coerência, vocabulário e estrutura narrativa. Os resultados da investigação evidenciaram uma evolução positiva nas produções escritas dos alunos, com destaque para uma maior complexidade sintática, uma expansão do grupo nominal e uso mais frequente de grupos preposicionais e adjetivais. Verificou-se um melhor desenvolvimento das personagens e uma progressiva apropriação das convenções do texto narrativo, sustentado por relações causais e temporais. Conclui-se, assim, que a utilização intencional de textos literários como modelos no ensino da escrita teve um impacto positivo na melhoria da qualidade textual dos alunos.This report was developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice II at the School of Education of Lisbon, with the general aim of analysing the influence of literary texts as linguistic input on the textual quality of 3rd year students in the 1st cycle of Basic Education. The research followed a case study methodology, with principles of action research and a predominantly qualitative nature. Written productions were collected from a class of 3rd year students, as well as their responses to a questionnaire on reading habits, to characterize the sample and identify weaknesses in writing. During the intervention, a systematic and explicit approach to writing instruction was implemented, using a selection of high-quality literary texts aligned with the class group’s interests and needs as models. Subsequently, final written productions were gathered under the same conditions as the initial collection, with the aim of analyzing the development of textual quality in terms of cohesion, coherence, vocabulary, and narrative structure. The results revealed a positive evolution in students' written productions, particularly in terms of increased syntactic complexity, expansion of noun phrases, and more frequent use of prepositional and adjectival groups. There was also an improvement in character development and a progressive appropriation of narrative text conventions, supported by causal and temporal relationships. It is therefore concluded that the intentional use of literary texts as models in writing instruction had a positive impact on students' textual quality.porEscritaTextos literáriosInput linguísticoQualidade textualWritingLiterary textsLinguistic inputTextual qualityO texto literário como modelo de escrita: um estudo de caso numa turma de 3.º ano do 1.º CEBmaster thesis203981480