Pires, Carlos2025-02-182025-02-182024Pires, C. (2024). Criação das “Escolas Normais Superiores”: uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básico. In A. Teodoro & J. Pintassilgo (eds), Nos 50 anos da Reforma Veiga Simão: as políticas educativas entre mudanças e continuidades. Educação, Cultura e Território (pp. 123-143). Edições Universitárias Lusófonas.978-989-757-292-0http://hdl.handle.net/10400.21/21511As “escolas normais superiores” (ENS) foram oficialmente criadas no âmbito da designada “Reforma Veiga Simão”, pela Lei n.º 5/73, de 25 de julho, e regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 402/73 de 11 de agosto, com o estatuto de subsistema do ensino superior. A designação foi “recuperada” por Veiga Simão para, segundo o próprio, “homenagear a I República”9 (Simão, 2008, p. 9). Entendia-se que a sua finalidade era a de “formar professores para o ensino preparatório” (Lima et al., 1995, p. 152), que no âmbito da “Reforma” se previa que passasse de 2 para 4 anos. Estava prevista a abertura de 9 estabelecimentos em várias cidades do território português, contudo, o processo de implementação foi interrompido pela Revolução do 25 de abril, apesar de se constatar que, em 1974, já haviam tomado posse comissões instaladoras de 5 dessas escolas. Apesar desta interrupção e de as ENS terem sido oficialmente extintas em 1976, é frequentemente estabelecido um certo paralelismo (continuidade ou substituição e semelhança, inclusive na designação) com as atuais Escolas Superiores de Educação (ESE), criadas em 1979.porEscolas Normais SuperioresReforma Veiga SimãoFormação de ProfessoresCriação das “Escolas Normais Superiores” – uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básicobook part10.60543/978-989-757-292-0/2024-sct-vol.5-1.6