Pessoa, Carlos J.Espada, José Eduardo dos SantosDuarte, Herlandson Lima2018-03-092018-03-092018-03-07http://hdl.handle.net/10400.21/8224Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em EncenaçãoO presente trabalho analisa os contextos da realidade virtual e os conceitos de imersão, ilusão e suspensão da descrença no contexto da arte cénica. Para isso se tem como objecto o espetáculo ZERO que é definido como uma Realidade Virtual Artesanal ou não Assistida. O conceito de presença/telepresença vai ser também aqui procurado no sentido que sua definição clarifica que: o que se pode chamar de realidade virtual é antes uma relação que se estabelece com a imagem ou com o médium independentemente de como a imagem é produzida. O objectivo é estender conceitos que geralmente estão ligados à tecnologia a um mundo tão artesanal como o objecto em causa – ZERO. Também se pretende descrever de que forma estes conceitos podem ser transferidos de uma esfera digital para um terreno de produção de imagem direta e em tempo real. A estereoscopia enquanto fenómeno e a aplicação da luz de Estado Sólido para criação de imagens tridimensionais ocupam um lugar preponderante nesta relação, pois o objecto foi criado e desenvolvido para visões e vistas individuais para a criação de um estado coletivo. Ao longo deste trabalho também se pretende definir o conceito de Última Imagem. Um conceito processual que se descreve em linhas gerais como momento de suspensão do dispositivo da imagem e a suspensão do espectador enquanto aquele que analisa. A Última Imagem é a suspensão da estrutura representativa em função de uma nova relação com a imagem.ABSTRACT - The present work analyzes the contexts of virtual reality and the concepts of immersion, illusion and suspension of disbelief in the context of performing art. For this reason, the object is the ZERO – performance, defined as handcrafted or nonassisted Virtual Reality. The concept of presence/telepresence is also developed, in the sense that it’s definition makes clear that what may be called Virtual Reality is first and foremost a relationship that is established with the image or with the médium, regardless of the way in which the image is produced. The objective is to extend concepts that are usually connected to techonology to a world as handcrafted as the object at stake – ZERO. The aim is also to describe how these concepts can be transferred from a digital sphere to the field of production of real time direct image. Stereoscopy as a phenomenon and the application of the Solid State Light to create three dimensional objects play a key role in this relationship, as the object was created and developed for individual visions and views in order to create a collective state. This work also seeks to define the concept of the Last Image. A processual concept that is broadly described as the moment of suspension of the image device and the suspension of the spectator as the analyzing agent. Last Image is the suspension of the representative structure in response to a new relationship witht the image.porEncenaçãoArte, realidade virtualEspaço cénicoVirtual realityThree-dimensional imageSpectator and viewerZero: a procura da última imagemmaster thesis201876060