Sotomayor, Ana MariaCarrola, Ana Catarina Monteiro2024-04-112024-04-112023-12Carrola, A. C. M. (2023) A satisfação no trabalho durante e pós COVID-19. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/17300http://hdl.handle.net/10400.21/17300Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de DesempenhoA presente dissertação tem como objetivo analisar a satisfação no trabalho dos colaboradores de diferentes entidades portuguesas durante a pandemia Covid-19, bem como a satisfação no trabalho dos mesmos após a pandemia Covid-19. Pretende-se também perceber, de certo modo, o impacto do teletrabalho na satisfação do colaborador. Para a realização deste estudo, a metodologia utilizada foi, inicialmente, a revisão da literatura acerca dos temas relevantes para esta investigação, entre eles a gestão de recursos humanos, a pandemia Covid-19, o teletrabalho e as várias vertentes da satisfação no trabalho. Posteriormente, foi aplicado um questionário online tendo por base essa mesma revisão da literatura. Este questionário não teve um público-alvo específico para permitir ter uma ideia geral do que se verifica em Portugal. O foco do estudo foi sempre a satisfação laboral do colaborador durante e pós pandemia Covid-19, quais os fatores que levavam ou não a essa satisfação bem como as consequências que o colaborador sente por se encontrar satisfeito ou não. Com este estudo foi possível concluir que, do ponto de vista dos colaboradores, de um modo geral, em ambas as circunstâncias se encontravam satisfeitos com o seu trabalho. Em período de pandemia, a autonomia na realização de tarefas e a relação com os colegas eram bastante reconhecidas enquanto, atualmente, para além da relação com os colegas passou também a ser valorizada a relação com a chefia. Na pandemia, ao estarem profissionalmente satisfeitos, os colaboradores consideravam-se mais eficientes e comprometidos com a organização, enquanto nos dias de hoje consideram que a satisfação os leva a uma maior eficiência, produtividade e a ter uma melhor qualidade de vida. Assim, podemos afirmar que a pandemia veio alterar a noção de satisfação no trabalho para os colaboradores e que, apesar de tudo, o modelo presencial continua a ser o modelo de trabalho escolhido pelos colaboradores. Por fim, foram identificadas algumas contribuições deste estudo para a literatura, as limitações sentidas durante a elaboração da dissertação bem como sugestões para futuras investigações.This dissertation aims to analyze the job satisfaction of employees from different Portuguese entities during the Covid-19 pandemic, as well as their job satisfaction after the Covid-19 pandemic. Additionally, it aims to understand, to some extent, the impact of remote working on employee satisfaction. To carry out this study, the methodology used was initially the literature review of the topics relevant to this research, including human resources management, the Covid-19 pandemic, remote working and the various aspects of job satisfaction. Subsequently, an online questionnaire was applied based on this literature review. This questionnaire did not have a specific target audience in order to give a general idea of what is happening in Portugal. The focus of the study was always on employee job satisfaction during and after the Covid 19 pandemic, what factors led to this satisfaction or not, as well as the consequences of being satisfied or not. From this study, it was possible to conclude that, from the employees' point of view, they were generally satisfied with their work in both circumstances. During the pandemic, autonomy in carrying out tasks and relationships with colleagues were highly regarded, while now, in addition to relationships with colleagues, relationships with managers are also valued. During the pandemic, when employees were professionally satisfied, they considered themselves to be more efficient and committed to the organization, while nowadays they consider that satisfaction leads to greater efficiency, productivity and a better quality of life. Thus, we can say that the pandemic has changed the notion of job satisfaction for employees and that, despite everything, the face-to-face model is still the working model chosen by employees. Finally, the various contributions of this study to the literature, the limitations felt during the preparation of the dissertation and the suggestions for future research were identified.porSatisfação no trabalhoPandemia Covid-19Gestão de recursos humanosTeletrabalhoJob satisfactionCovid-19 pandemicHuman resources managementRemote workingA satisfação no trabalho durante e pós COVID-19master thesis