Lopes, CarlosAntunes, Maria Da LuzSanches, Tatiana2024-09-022024-09-022024-07Lopes C, Antunes ML, Sanches T. Não te deixes enganar! Projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superior. In: Silva CG, Revez J, Corujo L, editors. Diálogos na Ciência da Informação: atas do XIV Encontro EDICIC. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos/Colibri; 2024. p. 833-5.978-989-566-427-6http://hdl.handle.net/10400.21/17657Este projeto assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.RESUMEN - Este proyecto se basa en una relación de confianza y asociación entre bibliotecas, sus profesionales, estudiantes e investigadores. El objetivo es hacer frente a la dimensión académica y científica del fenómeno de la desinformación mediante el desarrollo de mejores y más refinadas competencias para el estudio, la investigación, la publicación y la difusión del conocimiento científico. Para ello, se traducirán y adaptarán instrumentos y herramientas para mejorar la calidad del trabajo académico reforzando los criterios basados en la alfabetización informacional, tanto en la selección de la credibilidad de las fuentes como en la calibración de los criterios de calidad de las publicaciones científicas, así como en la prevención del plagio y otras prácticas académicas ilegales.porPensamento críticoLiteracia da informaçãoDesinformaçãoEstratégias de aprendizagemFerramentasFramework da ACRLReferencial da ACRLEnsino superiorAlfabetización informacionalDesinformaciónEstrategias de aprendizajeHerramientasMarco ACRLEnseñanza superiorNão te deixes enganar! Projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superiorjournal article10.51427/10451/64777