Mogarro, Maria João2021-02-102021-02-102018Mogarro, M. J. (2018) A Escola Normal de Lisboa e a formação de professores: percursos, identidade e afirmação sob o signo da pedagogia republicana da educação nova in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 37-76) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.120978-989-8912-01-5http://hdl.handle.net/10400.21/12809A Escola Normal de Lisboa representa um símbolo maior da formação de professores, nomeadamente durante o período republicano (1910-1926), em que se registou um investimento significativo na formação de professores, tanto ao nível do discurso político e educativo, como no esforço reformista. O ensino normal conheceu então a sua fase de apogeu, pela importância que foi atribuída à formação de docentes, fundamental na conceção da educação como motor do desenvolvimento e progresso do país, assim como na construção do chamado Homem Novo – o cidadão republicano, culto e instruído, participante ativo na vida política da nova nação que a República, laica e democrática, queria criar.porEscola Normal de LisboaFormação de professoresA Escola Normal de Lisboa e a formação de professores: percursos, identidade e afirmação sob o signo da pedagogia republicana da educação novabook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.120