Pinheiro, RicardoNunes, Beatriz Vieira2021-09-092021-09-092020-10-08http://hdl.handle.net/10400.21/13699Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I – (Prática Pedagógica) - O presente estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. O relatório inicia-se com uma caracterização da Ofício das Artes – Escola Profissional, estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, incidindo sobre a prática pedagógica desenvolvida no ano lectivo de 2018–2019. O relatório apresenta os resultados das aulas realizadas com dois alunos de diferentes graus de ensino da classe de Voz Jazz e uma turma de Técnicas de Improvisação. As práticas educativas implementadas são contextualizadas segundo revisão de literatura do âmbito da Psicopedagogia e Didáctica. Por fim, é feita uma reflexão sobre a prática pedagógica realizada, apontando os desafios e os sucessos no trabalho desenvolvido pelo professor.Resumo – Parte II (Projecto de Investigação) Este estudo investiga o impacto do género nas dinâmicas pedagógicas do jazz. O estudo pretende compreender de que forma o género é um factor na motivação, auto-eficácia e experiências de confiança e ansiedade em relação à aprendizagem de improvisação jazz. A investigação parte do modelo proposto por Erin Wehir-Flowers em “Differences between Male and Female students’ confidence, anxiety and attitude toward learning jazz improvisation” (2006). Foram conduzidos 96 questionários de auto-preenchimento em três escolas do ensino intermédio, realizados por 48 alunos de jazz, 32 masculinos e 16 femininos. Os resultados mostram que as alunas tendem a identificar-se mais com experiências de baixa-autoeficácia, maior ansiedade e menos confiança em relação à aprendizagem de improvisação jazz. De forma a compreender estes resultados, o projecto sugere uma visão crítica das narrativas históricas do jazz e do género, das expectativas e dos papéis associados às mulheres no jazz, à falta de modelos e representatividade feminina, em particular de instrumentistas jazz, no meio profissional e académico. O estudo incide ainda sobre o impacto de crenças pessoais negativas e a sua relação com experiências de aprendizagem negativas, como ansiedade e baixa confiança, comprometendo a eficácia da aprendizagem.Abstract I – Part I (Teaching) - This report focus the internship within the scope of the Specialized Teaching Internship, master’s in music teaching in Escola Superior de Música de Lisboa. It took place in Ofício das Artes – Escola Profissional in the academic year of 2018 and 2019. The report addresses the pedagogical practices developed with two voice students of different levels and one class of Improvisation Techniques. These practices were guided by literature revision on Didactic and Psychopedagogy. The results are presented in this report, leading to a reflection about the chalenges and successes of the pedagogical practice.Abstract – Part II (Research Project) - This study suggests gender as an analytic category for pedagogical dynamics in jazz, through behavioural consequences, motivation, self-efficacy, confidence and anxiety towards learning jazz improvisation. This project replicates Erin Wehr-Flowers’ model on “Differences between Male and Female students’, confidence, anxiety and attitude toward learning jazz improvisation”(2006). It was conducted 96 self-assessment surveys in three Portuguese jazz schools, filled by 48 jazz students, 32 males and 16 females. The results showed that female students tend to consistently identify more with low self-efficacy experiences toward jazz improvisation. In order to understand these results, this project develops a critical review on historical narratives about gender and jazz, the lack of female professional and academic models, specially female instrumentalists, and gendered discourses in music education. It also addresses the impact of negative self-beliefs in negative learning experieces, such as anxiety and low confidence, compromising learning efficacy.porEstágioEnsino de músicaJazzGéneroImprovisaçãoConfiançaAnsiedadeInternshipMusic educationGenderImprovisationAnxietyConfidenceO impacto do género na aprendizagem de improvisação jazz – estudo sobre ansiedade e confiança em três escolas do ensino intermédiomaster thesis202655296