Fernandes, JoãoRodrigues, José Leandro2022-02-102022-02-102022-01Rodrigues, J.L. (2022). A importância da composição coreográfica na procura da singularidade e da versatilidade do intérprete: No curso profissional de intérprete de dança contemporânea - Conservatório Escola das Artes da Madeira (Dissertação de mestrado).http://hdl.handle.net/10400.21/14281Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaEsta reflexão com base na investigação-ação, intervém de forma singular no ensino e aprendizagem da composição coreográfica, descortinando algumas das faculdades essenciais ao desenvolvimento do Corpo Versátil - Intérprete/Criador. Cada corpo é único e possui, portanto, uma forma singular de se expressar, devendo ser moldado e “gerido” consoante o seu nível de conhecimento técnico e artístico, em consonância com o desenvolvido panorama profissional e atual da dança contemporânea, caraterizada pela pluralidade dos métodos e processos de criação. A prática pedagógica realizou-se no Conservatório- Escola Profissional das Artes da Madeira- Eng.º Luiz Peter Clode (CEPAM), no Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea (CPIDC), no ano letivo de 2020/21. Este projeto de investigação inseriu-se no contexto da Unidade Formativa de Curta Duração (UFCD) – Produção - Instrumentos de Criação (10º ano), e na Disciplina de Oficina de Dança (12º ano), ambas responsáveis pelo ensino da Composição Coreográfica. Neste estudo participaram alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, oriundos de diferentes contextos culturais, sociais e económicos. Com este estágio pretendeu-se desenvolver estratégias didáticas no ensino/aprendizagem da composição coreográfica contemporânea, de modo a garantir a simbiose entre o intérprete e o criador, dualidade tão evidente na contemporaneidade. A seleção do tema para este projeto de estágio relacionou-se intimamente com a experiência académica, profissional e artística, e a crença de que o intérprete/bailarino pode e deve contribuir ou até assumir funções de criação, e que mediante uma orientação personalizada, se possa desenvolver um Corpo versátil, ou seja, aquele que não é um mero executante, mas que se apropria dos materiais de forma singular, reflete, analisa e tira conclusões, assumindo o processo criativo e afirmando-se pela sua singularidade. Este trabalho desenvolveu-se sob o paradigma da investigação-ação e foi suportado por métodos qualitativos de avaliação e reflexão. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas reflexões da prática pedagógica, grelhas de observação e diários de bordo, que permitiram a análise preformativa e pós-formativa dos conhecimentos das disciplinas em questão.ABSTRACT - This reflection, based on research-action, intervenes in a unique way in the teaching and learning of the choreographic composition, uncovering some of the essential skills for the development of the Versatile Body- Performer/Creator. Each body is unique and has a peculiar way of expressing itself, therefore it should always be shaped and “handled” according to its level of technical and artistic knowledge, parallel with the actual professional and developed current panorama of the contemporary dance, characterized by the plurality of methods and processes of creation. The pedagogical practice took place at Conservatório- Escola Profissional das Artes da Madeira- Eng.º Luiz Peter Clode (CEPAM), by the Professional Course of Contemporary Dance Interpreter (CPIDC), in the academic year 2020/21. This research project is part of the context of the Short Term Formative Unit - Unidade Formativa de Curta Duração (UFCD) - Production- Creation Instruments (10th year), and in the Dance Workshop Discipline/Subject (12th year), both responsible for the teaching of a Choreographic Composition. Students of both gender, ages between 14 and 20, from different cultural, social and economic backgrounds took part in this study. This internship aimed to develop effective teaching strategies, in the teaching/learning of contemporary choreographic composition, in order to ensure a symbiosis between the performer and the creator, a duality so evident in the contemporaneity. The selection of the subject for this internship project, is closely related to the academic, professional and artistic experience, and the belief that the performer/dancer can and should contribute or even assume a creative role, and that through a personalized orientation, it is possible to build a versatile body, one that is not a mere performer, but embodies the materials in a unique way, reflects, analyses and draws conclusions, assuming the creative process and asserting itself by its singularity. This work was developed having in mind the research-action paradigm and was supported by qualitative methods of evaluation and reflection. As methodological procedures, pedagogical reflections, observation grids and logbooks were taken into consideration, which allowed a preformative and post-formative analysis of the knowledge of the subjects themselves.porComposição coreográficaSingularidadeCorpo versátilIntérprete/CriadorDança contemporâneaEnsino/AprendizagemChoreographic compositionSingularityContemporary danceTeaching/LearningInterpreter/CreatorVersatile BodyA Importância da composição coreográfica na procura da singularidade e da versatilidade do intérpreteNo curso profissional de intérprete de dança contemporânea - Conservatório Escola das Artes da Madeiramaster thesis202941060