Vasques, EugéniaSá, Luísa Augusta Monteiro Araújo de2011-10-102011-10-102010-04-23http://hdl.handle.net/10400.21/173Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em EncenaçãoDe Maeterlinck, Pessoa inspira-se para o “drama estático”, numa primeira fase da sua obra dramática. Mas posteriormente, é peremptório em considerar o teatro do seu par belga como “falhado”, dada a “opressão excessiva do símbolo”. O seu principal modelo foi Shakespeare. A par da criação, Pessoa teorizou largamente sobre a arte teatral (teorizando afinal que o “drama estático” implica obrigatoriamente movimento), confluindo com determinadas estéticas do Modernismo e do chamado pós-Modernismo. Também se fez notar como crítico teatral nas páginas da revista Teatro – Revista de Crítica, fundada em 1913 e que era o local onde se reuniam os intelectuais de então, com o firme propósito de “vir [a] destruir o [teatro] existente”, sendo este o primeiro passo do Modernismo nas artes em Portugal e não na revista Orpheu (1915). A intenção era a de que o “actor artista perfeito” exprimisse pelo drama a soma de todas as suas faculdades de imaginação e expressão, revelando as suas naturezas e necessidades e atingindo uma interpretação inteligível para todos. Deste modo, o homem que afirmava que “nem pensou nunca, nem sentiu, senão dramaticamente”, abre-nos uma vasta cortina para discorrermos sobre o seu contributo para a encenação contemporânea.ABSTRACT - In a first phase of his dramatic work Pessoa is inspired by the "static dram" of Maeterlinck. Later on he is categorical to consider the theater of his Belgian pair as "failed", given the "excessive oppression of the symbol". His main model was Shakespeare. In addition to creating, Pessoa theorized extensively about the theatrical art (theorizing after all that the "static drama" necessarily implies movement), meeting with certain aesthetics of the Modernism and the so-called post-Modernism. He was also noted as a theater critic in the pages of the magazine Teatro-Revista de Crítica, founded in 1913, which was the place where intellectuals of that time gathered, with the firm intention of "coming [to] destroy the existing [theater]", this being the first step of Modernism in the arts in Portugal and not in the magazine Orpheu (1915). The intention was that the "actor perfect artist" expressed through drama the sum of all his faculties of imagination and expression, revealing its nature and needs, reaching an interpretation intelligible to all. Thus, the man who claimed that "neither ever thought nor felt, but dramatically," opens a wide screen to discourse on his contribution to the contemporary staging.porSimbolismoModernismoSensacionismoEncenação contemporâneaSymbolismModernismContemporary stagingWilliam ShakespeareEncenação contemporânea o contributo de Fernando Pessoamaster thesis201011557