David, AlexandraSilvestre, Cláudia2024-10-212024-10-212024-10-17David, A. & Silvestre, C. (2024, out, 17-18). Aulas com clorofila: A sala verde da ESCS. Comunicação apresentada na “6ª Conferência Campus Sustentável 2024 (CCS2024)”, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, Aveiro, Portugal.http://hdl.handle.net/10400.21/17763A implementação de uma sala de aula com plantas é uma abordagem inovadora que integra elementos naturais no ambiente educacional. Esta comunicação explora os benefícios de uma sala com plantas, identifica as plantas mais adequadas para espaços fechados e com muitas pessoas, como o de uma sala de aula, e destaca o impacto positivo no bem-estar dos utilizadores desta sala e de toda a comunidade escolar. Analisa, também, o contributo das plantas para melhorar a qualidade do ar e culmina com a análise dum inquérito de opinião dirigido aos professores e aos alunos que usufruíram da sala durante o primeiro semestre letivo do ano 2023/2024. Vários estudos indicam que a presença de plantas e outros elementos naturais podem melhorar a concentração e o foco, proporcionando um melhor desempenho académico. Além disso, ambientes naturais reduzem os níveis de stresse e ansiedade, promovendo uma sensação de calma e relaxamento, o que contribui para um ambiente de aprendizagem mais propício (Herrmann and Evans, 2024). A presença de plantas contribui também para a purificação do ar, a eliminação de toxinas e o aumento dos níveis de oxigénio, o que tem impacto na saúde física e mental (Kavathekar and Bantanur, 2022).porSustentabilidadePlantasBem-Estar EscolarSala de aulaAulas com clorofila: a sala verde da ESCSconference object