Moreira, VeraMadureira, Isabel2020-07-062020-07-062017Moreira, V., Madureira, I. (2017) Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das crianças in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (55-72) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8http://hdl.handle.net/10400.21/12004Tendo como objetivo geral conhecer a perceção de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) acerca do seu percurso escolar, o presente estudo procurou identificar assituações significativas desse percurso. Privilegiaram-se as narrativas pessoais de dois adolescentes, dando voz aos sujeitos através de entrevistas de natureza biográfica, uma vez que permitem aceder a acontecimentos significativos, compreendendo-os no contexto em que emergem. De modo a obter uma visão mais compreensiva do fenómeno em estudo, realizaram-se duas entrevistas semiestruturadas às respetivas mães. Para o tratamento e análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, onde predominaram os processos indutivos. Os resultados do estudo permitiram identificar as seguintes situações significativas: o início da escolaridade, as transições de ciclo e de escola, a avaliação das aprendizagens, a participação em atividades escolares e a interação com pares. As narrativas mostram que os percursos foram influenciados pelo diagnóstico, pela escolha/seleção da escola, pela forma como decorreram as mudanças e pelas atitudes da família e da escola. Neste sentido, os resultados apontam para a necessidade de uma intervenção atempada e conjunta por parte da escola e da família, de modo a facilitar o processo de inclusão escolar.porAutismoCriançasFamíliaPerceçãoPercurso escolarPerturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das criançasjournal article