Tavares, DavidCarvalho, CarolinaSantos, João2016-08-172016-08-172015-06Tavares D, Carvalho C, Santos J. A influência das variáveis sociais e das variáveis escolares nas trajetórias dos studantes: uma leitura sociológica dos resultados de um inquérito. In: Carvalho C, Conboy J, editors. Feedback, identidade, trajetórias escolares: dinâmicas e consequências. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; 2015. p. 109-32.978-989-8753-14-4http://hdl.handle.net/10400.21/6366Neste capítulo analisam-se as trajetórias escolares de estudantes que em Portugal frequentam os anos de transição entre ciclos de estudos do ensino básico e secundário, com base nos resultados de um inquérito aplicado a 1336 alunos em 51 estabelecimentos de ensino público situados em todas as regiões do território continental português, no âmbito do projeto «Feedback, Identidade e Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências». A análise dos resultados salienta a forte relação que se verifica entre as trajetórias escolares dos estudantes e o contexto social e cultural das famílias de origem, as práticas pedagógicas e as perceções dos alunos relativamente à escola.porSociologiaMeio escolarDesigualdade socialPercurso escolarPortugalA influência das variáveis sociais e das variáveis escolares nas trajetórias dos studantes: uma leitura sociológica dos resultados de um inquéritobook part