Almeida, Diana Sofia SalgueiroBarroso, Filipa CarvalhoAlves, Inês Filipa CoelhoMarques, Inês da SilvaG Dias, AlfredoHortas, Maria João2021-03-122021-03-122021Almeida, D., Barroso, F., Alves, I., Marques, I., Dias, A., Hortas, M. J. (2021) Formação inicial de professores, ciências sociais e transformação social. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 71-91) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.092978-989-8912-13-8http://hdl.handle.net/10400.21/13082A Prática de Ensino Supervisionada (PES) deve ser assumida como um vetor fundamental na conceção e implementação de um plano de estudo de formação inicial de professores, no entanto, pode desempenhar um papel mais abrangente que ultrapasse o simples acompanhamento dos períodos de iniciação à prática docente dos estudantes em formação. No âmbito da PES, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx) poderia ter condições para alargar o âmbito da sua intervenção e, aproximando-se da criação de comunidades aprendentes, reconhecer que a formação dos seus estudantes nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) pode ser uma oportunidade para contribuir para a mudança das práticas de ensino dos professores cooperantes.porPrática de Ensino SupervisionadaFormação inicial de professoresFormação inicial de professores, ciências sociais e transformação socialbook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.092