Burt, DavidBorges, Ângelo Emanuel Almeida2019-01-242019-01-242018-10http://hdl.handle.net/10400.21/9358Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de MúsicaResumo I - O presente relatório de estágio está inserido no Estágio de Ensino Especializado, no âmbito do mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa no ramo de especialização de trompete. O estágio foi realizado com três alunos da mesma instituição, mas com níveis de desenvolvimento técnico e musical diferenciados. Esta seção inicia-se com uma caracterização da escola onde se realizou o estágio, a Academia de Música de Alcobaça; de seguida, será feita uma caracterização dos alunos da classe de trompete envolvidos no estágio desenvolvido durante o ano letivo 2015/2016 que se descreve neste relatório. A prática pedagógica adotada seguiu um conjunto de estratégias e objetivos traçados para cada aluno, respeitando o respetivo grau de desenvolvimento físico e cognitivo. Seguiu também, grosso modo, a planificação anual e trinta planos de aulas realizados e posteriormente analisados para cada um dos três alunos integrantes na prática pedagógica descrita neste relatório. Em cada plano de aula foram definidos estratégias e objetivos para poder auxiliar os alunos na sua aula individual. Foram realizadas gravações vídeo/áudio em contexto de sala de aula, que posteriormente ajudaram na reflexão dos processos individuais de aprendizagem, bem como nas estratégias de ensino para as aulas seguintes. Será realizada uma análise critica ao desempenho do mestrando enquanto docente de trompete bem como uma análise às práticas pedagógicas adotadas durante o estágio. No último capítulo desta secção tem lugar a conclusão e o balanço do trabalho realizado pelo mestrando, bem como a evolução de cada aluno participante no estágio.Resumo II - O presente projeto de investigação intitula-se “Proposta de programa curricular na disciplina de trompete no curso básico”. O Ensino do trompete tem vindo a modificar-se ao longo dos anos, principalmente após as últimas reformas do Ensino Artístico Especializado. A circunstância de o curso ter sido alargado aos regimes articulado e integrado, permitindo aos alunos hoje em dia terem condições físicas e cognitivas diferentes, fez surgir uma necessidade de nos moldarmos a estas mudanças da sociedade, quer seja em estratégias pedagógicas, objetivos e programas curriculares. Visto que, o programa curricular oficial existente na Academia de Música de Alcobaça se encontra desatualizado, uma vez que segue a referência nacional que é o Conservatório Nacional de Lisboa, este está de certa forma desadequado às necessidades atuais do ensino do trompete. Com esta investigação pretendeu-se colmatar a falha, elaborando um novo programa curricular de trompete para o ensino básico, com vista a atualizar o existente; para apoiar a investigação, realizou-se uma comparação de programas curriculares, assim como um questionário a quatorze professores do ensino básico da disciplina de trompete em Portugal, de modo a conhecer as opiniões dos mesmos acerca do tema, bem como entender o panorama nacional. O investigador tem como objetivo a apresentação de um programa curricular para a disciplina de trompete na Academia de Música de Alcobaça, que possa vir a ser uma ferramenta útil para os alunos e uma fonte de reflexão para todos os professores de trompete.Abstract I - The present internship report is inserted in the Internship of the Specialized Education, in the context of the master’s degree of Music Education performed in Escola Superior de Música of Lisbon, in the trumpet specialization field. This internship was performed with three students from the same institution but with different levels of technical and musical development. This section begins with the description of the school where the internship was performed, Academia de Música de Alcobaça, thereafter, it will be made a description of the students of the trumpet class that were involved in the internship development during the academic year of 2015/2016 that we describe in this report. The pedagogical practice adopted followed a set of strategies and objectives defined for each student, according with their degree of physical and cognitive development, it also followed the annual planification and thirty lesson plans performed and further analysed for each one of the three students integrated in the pedagogical practice described in this report. In each lesson plan were defined strategies and objectives to support the students in their individual lesson. Were conducted video/audio recordings in classroom context, that afterward helped in the reflection of the individual learning processes, and also in the teaching strategies for the subsequent classes. It will be performed a critical analysis to the intern's performance as a trumpet teacher as well as an analysis to the pedagogical practices adopted during the internship. In the last chapter of this section we have a conclusion and a statement of the work performed by the teacher, as well as the evolution of each student that participated in the internship.Abstract II - The present investigation project is named: “Proposta de programa curricular na disciplina de trompete no curso básico”. (Curricular proposal for the basic curse of the trumpet discipline). The trumpet teaching has been modified during the time, especially after the last education reforms of the Artistic Specialized Education. The fact that the curse was extended to the articulated and integrated system, allowing students to have nowadays different physical and cognitive conditions, arise the necessity for us to adapt to the changes of the society, whether in pedagogical strategies, objectives and curricular programs. Since the official curricular program existing in Academia de Música de Alcobaça is not updated, it follows the national reference that is the Conservatório Nacional de Lisboa, it is in a certain way inadequate to the current necessities of the trumpet teaching. With this investigation we intent to fill the gaps, developing a new curricular program for trumpet for the basic education with the intent to update the existing one, to support this investigation we carry out a curricular programs comparison, as well as a survey to fourteen teachers of the trumpet discipline in Portugal, in order to know their opinions about the subject, and to understand the national overview. The researcher has as objective the presentation of a curricular program for the trumpet disciple in Academia de Música de Alcobaça, that would further become a useful tool for the students and a reflection source for all the trumpet teachers.porPrograma curricularTrompeteAutonomia pedagógicaMétodosEstratégiasCompetênciasCurricular programTrumpetPedagogical autonomyMethodsStrategySkillsProposta de programa curricular na disciplina de trompete no curso básicomaster thesis202151557