Sousa, Otília da Encarnação da Costa eToscano, Inês Miguel2025-12-172025-12-172025-07-162025-07-07Toscano, I. M. (2025). Habilidades ortográficas, hábitos e práticas de leitura: um estudo de caso numa turma de 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22343http://hdl.handle.net/10400.21/22343Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo como principais finalidades descrever e analisar de forma reflexiva a prática pedagógica desenvolvida com uma turma de 3.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 6.º ano do 2.º CEB, bem como a apresentação de uma investigação sobre o tema “Habilidades ortográficas, hábitos e práticas de leitura: um estudo de caso numa turma de 3.º ano do 1.º CEB”. O objetivo geral da investigação é compreender se existe relação entre hábitos de leitura e habilidades ortográficas, tendo como objetivos específicos: (i) analisar as habilidades ortográficas dos alunos estudando a quantidade e o tipo de erros; (ii) caracterizar os hábitos de leitura dos alunos; (iii) comparar os hábitos de leitura com as habilidades ortográficas. O presente estudo usa metodologias qualitativas. A recolha de dados envolveu diferentes instrumentos e técnicas, nomeadamente a observação direta, a aplicação de um inquérito por questionário e a realização de um ditado. Posteriormente, procedeu-se à análise de dados provenientes do questionário e das produções escritas dos alunos, com especial enfoque na identificação e categorização dos erros ortográficos dos alunos. A análise dos dados foi realizada com recurso ao Excel permitindo o tratamento e a sistematização da informação recolhida. Os resultados obtidos permitiram constatar que, dentro da amostra analisada, os alunos que revelam hábitos efetivos e práticas de leitura são aqueles que cometeram menos erros ortográficos. Esta tendência sugere uma relação entre a frequência da leitura e o desenvolvimento de competências ortográficas, corroborando o que é defendido na literatura, sobretudo pelas teorias da aprendizagem estatística.This report is part of the Supervised Teaching Practice II curricular unit of the Master’s Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education. Its main objectives are to describe and reflectively analyze the pedagogical practice carried out with a 3rd year class of the 1st Cycle of Basic Education and with two 6th year classes of the 2nd Cycle of Basic Education, as well as to present a research study on the topic “Spelling skills, reading habits, and practices: a case study in a 3rd grade class of the 1st Cycle of Basic Education.” The general objective of the research is to understand whether there is a relationship between reading habits and spelling skills, with the following specific objectives: (i) to analyze the students' spelling skills by studying the quantity and type of errors; (ii) to characterize the students' reading habits; (iii) to compare reading habits with spelling skills. To carry out this study, an action-research approach was adopted through the implementation of an intervention project with a qualitative methodology. Data collection involved different instruments and techniques, namely direct observation, the application of a questionnaire survey, and the administration of a dictation task. Subsequently, the students’ written productions were analyzed, with a special focus on the identification and categorization of the spelling errors committed. Data analysis was carried out using Excel, allowing for the systematization of the collected information. The results obtained revealed that, within the analyzed sample, the students who demonstrated consistent reading habits and practices were those who made fewer spelling errors. This trend suggests a relationship between reading frequency and the development of spelling skills, corroborating what is supported in literature.porLeitura e escritaHábitos de leituraHabilidades ortográficasCategorização de errosReading and writingReading habitsSpelling skills and error categorizationHabilidades ortográficas, hábitos e práticas de leitura: um estudo de caso numa turma de 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básicomaster thesis203981600