Pereira, Teresa MatosCorreia Rocha, Carla2023-05-252023-05-252018Pereira, T. M. & Rocha C. (2018) Artes Visuais, Música, Teatro e Educação Física: linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico in Transformar, criar, desafiar: o VII Congresso Matéria-Prima. Livro de Atas. Lisboa. Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa . p.724-739.978-989-8771-89-6http://hdl.handle.net/10400.21/16137Este texto reporta-se ao desenho da Unidade Curricular (UC) Artes e Educação Física, integrada nos mestrados em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico (variantes de Português, História e Geografia de Portugal/ Matemática e Ciências Naturais). São aqui apresentados e discutidos os pressupostos teórico- -metodológicos que permitiram estruturar e desenvolver um conjunto de práticas criativas, nas áreas das artes visuais, educação física, música e teatro, com estudantes de mestrado/ futuros docentes do ensino básico.This text refers the design of the subject Arts and Physical Education, integrated on masters degree in Teaching for 1st and 2nd Cycle of Basic Education (variants of Portuguese, History and Geography of Portugal / Mathematics and Natural Sciences). We present and discuss theoretical and methodological assumptions that allowed us to structure and develop a set of creative practices in the areas of visual arts, physical education, music and drama with students/ future teachers of basic educationporArtes e educação físicaProcesso criativoArts-based researchEducação artísticaArts and physical educationCreative processArtistic educationTeacher trainingArtes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básicoVisual Arts, Music, Drama and Physical Education: languages and integration in teachers training for 1st and 2nd cycle of Basic Educationconference object