Gama, A.Antunes, Ana CristinaMiranda, SandraMachado, A.Rocha, C.2020-12-042020-12-042020Gama, A., Antunes, A., Miranda, S., Machado, A., & Rocha, C. (2020). The role of senior universities in promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors perspective. In Pocinho, R. Navarro, P., Carrana, P. Pereira, F., Trindade, B., et al, O Envelhecimento como um todo. Aranzadi. 978-84-1345-392-7978-84-1345-392-7http://hdl.handle.net/10400.21/12411Este artigo, que integra um projeto mais alargado, desenvolvido por uma equipa do Instituto Politécnico de Lisboa (Escola de Comunicação Social e de Educação) em parceria com a Universidade da Extremadura, tem como objetivos analisar o papel das universidades seniores na promoção da literacia digital a partir das perspetivas de seniores portugueses e espanhóis e examinar os comportamentos e motivos de uso das redes sociais por estes seniores. Seguindo uma metodologia qualitativa, foram realizados 2 focus group, um em Portugal e outro em Espanha, envolvendo seniores que frequentam universidades seniores e que são utilizadores da internet e das redes sociais. Realizados entre setembro e novembro de 2019, os focus group foram transcritos na íntegra e posteriormente submetidos à análise de conteúdo. A amostra é constituída por 18 pessoas, com uma média de idades de 68.3, sendo o intervalo de idades entre 60-79 anos. Das 18 pessoas, 61.1% são mulheres e 38.9% são homens, e 50.8% têm o 9.º ano e 49.2% entre o 10.º e o 12.º ano.engSenioresLiteracia digitalSocial mediaThe role of senior universities in promotion of digital literacy: the Portuguese and Spanish seniors perspectivebook part