Guerreiro, PauloGuerra, JoanaBarbosa, Edgar Enoque2019-01-222019-01-222018-06http://hdl.handle.net/10400.21/9357Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte deste trabalho corresponde ao relatório do estágio pedagógico realizado na Escola das Artes do Alentejo Litoral (EAAL), no ano letivo de 2015/2016. É apresentada uma caracterização da escola, referindo as características da zona onde está sediada (Sines) e os seus vários polos nesta zona Alentejana. Nesse enquadramento, são definidos âmbito e objetivos, competências a desenvolver nos alunos, expectativas iniciais e reflexão sobre desempenho e resultados da prática letiva. Para este estudo, foram escolhidos três alunos que vão ser designados como Alunos A B e C. Estes alunos serão apresentados e caracterizados, de acordo com as capacidades reveladas, as suas perspetivas e motivação relativamente à aprendizagem. Face à situação de cada um, serão referidas as diferentes metodologias e estratégias utilizadas em contexto de sala de aula. Concluindo, será feita uma análise introspetiva e uma reflexão final sobre os resultados do trabalho feito enquanto docente, apresentadas as conclusões a que foi possível chegar durante as aulas lecionadas, as estratégias que permitiram uma aproximação aos alunos, motivando-os a não desistir perante a adversidade e os dividendos retirados da criação de uma certa cumplicidade professor /aluno resultante de um gosto comum pela música.Resumo II (Investigação) - Na segunda parte deste trabalho vai ser tratado o tema que nos propusemos abordar numa perspetiva histórica, visando uma análise do impacto que o aprofundamento do conhecimento do instrumento e da sua evolução técnica poderiam ter na pedagogia do ensino da trompa. Para uma melhor fundamentação do tema de trabalho foi feita uma revisão da bibliografia de forma a aprofundar o conhecimento sobre os temas a desenvolver e o suporte científico para elaborar uma investigação mais credível e mais fundamentada. Para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa foi elaborado um questionário tendo como população alvo os trompistas. Pretendia-se determinar de que forma consideram que o conhecimento do instrumento que tocam, das técnicas características de cada época histórica e do seu papel em contexto de orquestra podem melhorar a sua performance e, não só torná-la mais fiel ao espírito das épocas correspondentes às partituras que executam, mas também levá-los a tirar melhor partido de todas as possibilidades oferecidas pelo instrumento.Abstract (part I) - The first part of this work is the report of the pedagogical internship held at the School of Arts of Alentejo Litoral (EAAL), in the academic year of 2015/2016. A characterization of the school is presented, referring to the characteristics of the area where it is based (Sines) and its several poles. Within this framework, scope and objectives are defined, as well as competences to be developed in students, initial expectations and reflection on performance and results of learner practice. For this study, three students were chosen who will be designated as Students A, B and C. These students will be presented and characterized, according to revealed abilities, their perspectives and motivation regarding learning. Given the situation of each one, the different methodologies and strategies used in the context of the classroom will be mentioned. In conclusion, an introspective analysis and a final reflection will be made on the results of the work done, presenting the conclusions drawn during the lessons taught, the strategies that allowed me to become closer to the students, motivating them not to give up in the face of adversity and the dividends obtained from the development of a certain teacher / student complicity resulting from a common taste for music.Abstract II (Research) - In the second part of this work it will be discussed the theme that we proposed to approach in a historical perspective, aiming at an analysis of the impact that the deepening of the knowledge of the instrument and its technical evolution could have in the pedagogy of the teaching of the tube. For the development of this research, a questionnaire was developed with the target population as the horn hoppers. It was intended to determine in which way they consider that the knowledge of the instrument they play, the techniques characteristic of each historical time and their role in an orchestra context can improve their performance and not only make it more faithful to the spirit of the corresponding times, but also get them to take better advantage of all the possibilities offered by the instrument.porTrompaHistóriaPedagogiaÉpocasHornHistoryPedagogyErasAnálise da evolução do papel da trompa enquanto instrumento integrante da orquestra: impacto e valor pedagógico no desenvolvimento pessoal e artístico do instrumentistamaster thesis202151603