Ana SimõesRodrigues, Sara Filipa Almeida2025-01-032025-01-032024-06-18Rodrigues, S. F. A. (2024). Qual o contributo da abordagem às ciências naturais para as relações entre pares numa sala de jardim de infância? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18103http://hdl.handle.net/10400.21/18103Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório encontra-se inserido no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este contempla uma análise crítica e reflexiva acerca da minha intervenção que decorreu do contacto com um contexto de Jardim de Infância, caracterizado, bem como a identificação de uma problemática decorrente desse mesmo contexto. Assim sendo, a presente investigação contou com a participação de 20 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Esta investigação tem como objetivos: i) analisar os possíveis contributos da abordagem das Ciências Naturais para as relações entre pares e ii) identificar e compreender as eventuais alterações nas relações entre pares, através das atividades desenvolvidas no âmbito da abordagem às ciências naturais. É um estudo de natureza qualitativa, assente nos princípios da Investigação-Ação. Para dar resposta aos objetivos elencados, recorri às seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta participante e não-participante; entrevista semiestruturada (à EC e P1), entrevista estruturada (à P2) e a aplicação de testes sociométricos por forma a averiguar as possíveis alterações nas relações e afinidades entre crianças bem como no seu desenvolvimento pessoal. Para a análise e discussão dos dados, a presente investigação suportou-se, essencialmente, da análise de conteúdo e análise sociométrica. Relativamente às conclusões retiradas do presente estudo, foi possível verificar que apesar de fora do Jardim de Infância, este grupo de crianças não ter muitas oportunidades para explorar o meio que a circunda, o grupo apresenta algum interesse pelo mesmo, sobretudo no que diz respeito às ciências naturais. No que concerne às relações entre pares, verificou-se que no início da PPSII, as relações entre crianças mostravam-se simples e sem profundidade; ao longo da PPSII, onde foram realizadas várias atividades no âmbito das ciências naturais, foram evidenciadas mudanças nos seus comportamentos, concretamente no que diz respeito ao respeito/cuidado com o outro, bem como no estabelecimento de relações afetivas mais consistentes.The present report is part of the Supervised Professional Practice II of the 2nd year of the master’s degree in Pre-School Education at the Lisbon School of Education. It includes a critical and reflective analysis of my intervention, which resulted from contact with a kindergarten context, as well as the identification of a problem arising from that same context. Therefore, this research involved 20 children aged between three to five years old. This research aims to: i) analyse the possible contributions of the natural sciences approach to peer relationships and ii) identify and understand possible changes in peer relationships, through the activities developed within the scope of the natural sciences approach. It is a qualitative study, based on the principles of Action Research. To meet the objectives listed, I used the following data collection techniques: direct participant and non-participant observation; semi-structured interviews and the application of sociometric tests to investigate possible changes in relationships and affinities between children, as well as in their personal development. To analyse and discuss the data, this research was essentially based on content analysis and sociometric analysis. Regarding the conclusions drawn from the present study, it was possible to verify that although outside Kindergarten, this group of children does not have many opportunities to explore the environment that surrounds them, the group shows some interest in it, especially with regard to natural Sciences. Regarding relationships between peers, it was found that at the beginning of PPSII, relationships between children appeared to be simple and without depth; Throughout the PPSII, where several activities were carried out within the scope of natural sciences, changes in their behavior were evident, specifically with regard to respect/care for others, as well as the establishment of more consistent affective relationships.porCrianças em idade pré-escolarRelações entre paresAbordagem às Ciências NaturaisPreschool childrenPeer relationshipsApproach to Natural SciencesQual o contributo da abordagem às ciências naturais para as relações entre pares numa sala de jardim de infância?master thesis203721713