Verissimo, JorgePereira, Francisco José Costa2020-02-202020-02-202004Veríssimo, J., & Pereira, F.C. (2004). Publicidade e consumo. In F. Costa Pereira & J.Veríssimo (Coords.), Publicidade: O estado da arte em Portugal (cap.1, pp. 19-31). Lisboa: Sílabo.972-618-341-3http://hdl.handle.net/10400.21/11133A noção de consumo de massas está directamente relacionada com o desenvolvimento industrial, que introduziu na sociedade uma nova era: a da modernidade. Com a emergência da sociedade moderna, desenvolveu-se um conjunto de relações sociais ligadas à industrialização e que a levaram a separar-se das sociedades tradicionais que se encontravam vinculadas à agricultura (Giddens, 1998). A modernidade veio introduzir mudanças relevantes nos domínios intelectuais, económicos, sociais e políticos, entrando em ruptura com uma sociedade agrícola em que dominava uma estrutura piramidal marcada pelos valores materiais do controlo da terra. Estas mutações deram origem à sociedade industrial e a sociedade de massas, marcada pelo controlo da indústria (Tofler, 1984).porPublicidadeConsumo de massasSociedade de consumoProdutosConsumidoresEstratégias de comunicaçãoPublicidade e consumobook part