Rombo, TeresaBykova, Maria Leonidovna2025-11-132025-11-132024-07-12Bykova, M.L. (2024). Técnicas de violino: Uma abordagem pedagógica e performativa ao Concerto n.º 1 para violino e orquestra, em Lá menor, Op. 77/99 de Dmitri Shostakovich. [Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado do Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22260http://hdl.handle.net/10400.21/22260Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado do Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Ensino de Música.Resumo I A Prática Pedagógica deste relatório inclui a descrição do estágio de ensino especializado, realizado no Conservatório de Música de Cascais, no polo da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, ao abrigo do protocolo estabelecido entre ambas as instituições e que permite aos alunos frequentarem o curso de Música em regime articulado ou integrado. O trabalho desenvolvido no decorrer deste estágio incluiu a observação das aulas de três alunas de violino de níveis de aprendizagem diferentes do Ensino Artístico Especializado de Música (1.º, 2.º e 4.º graus); e também a planificação e gravação de três aulas por aluna, devidamente autorizadas por escrito pelos respetivos encarregados de educação. É apresentada uma autoavaliação da estagiária e as suas expetativas em relação a este processo formativo, bem como a caracterização e contextualização da instituição de acolhimento do estágio e do planeamento anual estabelecido por parte da orientadora cooperante. Apresenta-se ainda a componente descritiva e analítica das aulas observadas e lecionadas durante o presente ano letivo, juntamente com uma descrição relativa às particularidades de cada aluna. Por último, é exposta uma reflexão por parte da estagiária onde são identificados os pontos fortes, desafios e competências a melhorar que advieram da realização deste estágio.Abstract I The Pedagogical Practice of this report includes the description of the specialized teaching internship, carried out at the Conservatório de Música de Cascais, based at the Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, under the protocol established between both institutions that allows students to attend the Music course on an articulated or integrated regime. The work developed during this internship included the observation of the lessons of three violin students from different levels of Specialized Artistic Music Teaching (1st, 2nd and 4th grades); and the planning and recording of three lessons per student, duly authorised in writing by their parents or guardians. A self-assessment of the intern and her expectations in relation to this training process is presented, as well as a characterisation and contextualisation of the institution hosting the internship and the annual planning established by the supervising teacher. A descriptive and analytical component of the lessons observed and taught during the current school year is also presented, along with a description of the particularities of each student. Finally, the intern reflects on the strengths, challenges, and skills to be improved that have emerged from this internship.Resumo II A investigação levada a cabo na segunda parte deste relatório visa apresentar uma abordagem pedagógica e performativa ao Concerto n.º 1 para Violino e Orquestra, em Lá menor, Op. 77/99 de Dmitri Shostakovich. Tem como principal objetivo expor os elemento técnicos e musicais que o estudante/violinista deve ter em consideração aquando da interpretação desta obra, integrando também um conjunto de exercícios, estudos e peças preparatórias destinadas à assimilação dos elementos enunciados. Neste enquadramento, o presente trabalho inclui as componentes de contextualização histórica e análise formal de todos os andamentos do Concerto, uma vez que são aspetos determinantes para a compreensão da linguagem musical do compositor e da mensagem que pretendia transmitir ao público. De igual forma, é efetuada uma análise interpretativa de três conceituados violinistas internacionais, tendo em vista a constatação de padrões musicais relacionados com a performance. Para complementar a pesquisa, foram realizadas entrevistas a violinistas profissionais e com experiência na área da educação, com a intenção de aferir informação acerca da sua visão sobre o compositor e respetiva obra, como o seu contexto pode moldar a forma de ensinar e transmitir os objetivos ao aluno e a que métodos e estratégias se pode recorrer para a preparação deste Concerto. Este trabalho destina-se não apenas a estudantes que se propõem a interpretar esta obra, mas também a todos os docentes que refletem sobre como a abordar pedagógica e performativamente.Abstract II The research carried through in the second part of this report aims to present a pedagogical and performative approach to the Concerto No. 1 for Violin and Orchestra in A minor, Op. 77/99, by Dmitri Shostakovich. It endeavours to expose the technical and musical elements that a student/violinist should master to perform this work, as well as it presents a set of exercises, etudes and preparatory pieces designed to help assimilate the technical elements stated along the report. Therefore, this work includes a historical context and formal analysis of the Concerto's movements, as these are crucial aspects for understanding composer's musical language and the message he intended to convey to the audience. Likewise, an interpretative analysis of three renowned international violinists was carried out, with a view to identifying musical patterns related to the performance. To complement the research, interviews were conducted with professional violinists with experience in the field of education, with the intention of obtaining information about their vision of the composer and his musical output, how his context can mould the way of teaching and conveying the objectives to the student and what methods and strategies can be used to prepare this Concerto. This work is intended not only for students who intend to perform this work, but also for all teachers who think about on how to approach this violin concerto in a pedagogical and a performative way.porDmitri Shostakovich (1906-1975)ViolinoConcertoTécnica de violinoInterpretaçãoAbordagem pedagógicaAbordagem performativaViolinViolin techniqueInterpretationPedagogical approachPerformative approachTécnicas de violino: uma abordagem pedagógica e performativa ao Concerto n.º 1 para violino e orquestra, em Lá menor, Op. 77/99 de Dmitri Shostakovichmaster thesis203741641