Lopes, Anabela de SousaPedro, Liliana Raquel Gante Domingues2021-10-202021-10-202021-07-09Pedro, L.R.G.D. (2021). A cobertura mediática das semanas de moda portuguesas: O caso da RTP Informação. [Relatório de estágio de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/13908http://hdl.handle.net/10400.21/13908Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. A investigação foi desenvolvida na editoria de sociedade do departamento de Informação da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). A moda, enquanto indústria com impacto a nível social, cultural e económico, está em permanente atualização através das semanas de moda, que são vistas como acontecimento noticioso por parte dos meios de comunicação social. Num primeiro momento, este trabalho procurei perceber um pouco de história e contexto no que diz respeito à moda e às respetivas semanas de moda. Numa segunda fase, o relatório de estágio focou se em conceitos e noções básicas de jornalismo e jornalismo televisivo, essenciais para a compreensão do último capítulo. Depois, foi feita uma distinção entre entre jornalismo de moda e jornalismo sobre moda. Na terceira fase, preocupei-me em conhecer como é que foi feita a cobertura jornalística das edições de março de 2020 da ModaLisboa e do Portugal Fashion por parte da editoria de sociedade da RTP Informação, tanto em Lisboa, como no Porto. Para tal, acompanhei as equipas no terreno, realizei entrevistas e analisei o material recolhido. Através da leitura de bibliografia e do estágio no departamento de Informação da RTP, consegui, assim, analisar a cobertura mediática das semanas de moda portuguesas na RTP Informação.ABSTRACT: This internship report was carried out within the scope of the Master's Degree in Journalism, at the Escola Superior de Comunicação Social of the Polytechnic Institute of Lisbon. The investigation took place in the society section of the Portuguese Radio and Television Information Department (RTP). Fashion, as an industry with social, cultural and economic impact, is constantly being updated through fashion weeks, which are seen as a news event by the media. At first, this work acquired to understand a little history and context with regard to fashion and the respective fashion weeks. In a second phase, the internship report focused on concepts and basic notions of journalism and television journalism, essential to understanding the last chapter. Then, a distinction was made between fashion journalism and fashion journalism. In the third phase, I was concerned with knowing how the journalistic coverage of the March 2020 editions of ModaLisboa and Portugal Fashion was done by the editors of RTP Information society, both in Lisbon and in Porto. For this, I accompanied the teams on the ground, carry out the location and analyze the collected material. Through reading the bibliography and the internship at the Information department at RTP, I was able to analyze media coverage of Portuguese fashion weeks at RTP Information.porJornalismoJornalismo televisivoRTP - Rádio e Televisão de PortugalModaSemanas de modaJournalismTelevision journalismRTP - Radio and Television of PortugalFashionFashion weeksA cobertura mediática das semanas de moda portuguesas: o caso da RTP Informaçãomaster thesis202771628