Abreu, António João Pina da Costa FelicianoRosa, Luís Miguel Frade da2024-04-292024-04-292019-12ROSA, Luís Miguel Frade da – Implementação do Lean Management na manutenção da aeronave Airbus D&S C-295M. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de Mestradohttp://hdl.handle.net/10400.21/17409Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia MecânicaNos dias que decorrem, cada vez mais, existe uma maior concorrência, o que torna essencial a oferta de produtos com os melhores padrões de qualidade, no menor tempo possível e com o menor custo de produção possível. Assim sendo é cada vez mais necessário conseguir-se inovar, aperfeiçoar e reduzir os desperdícios dos processos de produção e manutenção, sem que isso afete a qualidade e segurança dos produtos. Uma das teorias de gestão mais eficazes usadas neste campo é o Lean Management, esta filosofia surgiu no século passado no seio da indústria automóvel no Japão, e com a sua implementação notou-se não ser apenas benéfica à indústria automóvel, mas também de uma forma genérica a muitas outras indústrias, tais como a indústria aeronáutica. Com a utilização desta filosofia verificaram-se impactos bastante positivos nessas indústrias. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de suporte para criação de valor no planeamento e execução das inspeções programadas na frota de aeronaves Airbus D&S C-295M da Força Aérea Portuguesa, com vista a redução do tempo de imobilização em inspeções programadas e consequentemente o aumento da disponibilidade operacional das aeronaves. A implementação deste modelo passa essencialmente por três etapas, Avaliar, Executar e Concluir, recorrendo cada um delas a técnicas e conceitos Lean, que permitem identificar os problemas que dificultam a existência de uma execução fluída das inspeções programadas do C-295M, e assim analisar, identificar e modificar o necessário para que tal não torne a acontecer, contribuindo assim para a melhoria da execução dos processos de manutenção. Em suma, a implementação deste modelo contribui para que o tempo de imobilização das aeronaves em inspeção programada diminuísse de 58,33% para 37,06%, o que levou a um aumento da taxa de prontidão média anual de 5,5 aeronaves, para uma média anual de 7,55 aeronaves disponíveis, num universo de 12 aeronaves que a frota C-295M comtempla.Increasingly in the days when competition and promotion of applications is more aggressive, as they are today, they offer products with the highest quality standards, without the shortest possible time and the lowest possible production cost. Thus, there is a need to innovate, improve and reduce waste from production and maintenance processes, without this occurring in product quality and safety. One of the most widely used management philosophies in this field is the Lean Management, this philosophy emerged in the last century in the auto industry in Japan, and over time has come to realize that it would not only be beneficial for the automotive industry but in a general way. in many other industries, such as the aviation industry, there has been noticed a very positive impacts on these industries with an application of this philosophy. The present work aims to develop a support model for value creation on the planning and carrying out scheduled inspections in the Portuguese Air Force Airbus D&S C-295M aircraft fleet, with a view to reducing downtime in scheduled inspections and consequently the increased operational availability of aircraft. The implementation of this model goes through three steps, Examining, Executing, and Concluding, that identifying the issues that make it difficult to perform the C-295M scheduled inspections, and then analyzing, identifying, and modifying what is necessary to not happen again, contributing to improving the execution of maintenance processes. In short, the implementation of this model contributes to the time of aircraft immobilization in scheduled inspection decreased from 58.33% to 37.06%, which led to an increase in the average annual readiness rate of 5.5 aircraft, for an annual average of 7.55 available aircraft, in a universe of 12 aircraft that the C-295M fleet contemplates.porLean managementDisponibilidade operacionalPlaneamento de manutenção e melhoria contínua.Operational availabilityMaintenance planningContinuos improvementImplementação do Lean Management na manutenção da aeronave Airbus D&S C-295Mmaster thesis203592310