Loureiro, CristinaGuerra, Cecília2020-07-212020-07-212016Loureiro, C., Guerra, C. (2016) Arte e Matemática: Pontes possíveis, caminhos desejáveis in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (384-403) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.978-989-95733-7-6http://hdl.handle.net/10400.21/12062Esta comunicação apresenta um projeto de investigação/ação cujo principal objetivo é o estudo da ligação entre a Matemática e a Educação Artística/Expressão Plástica, através da realização de experiências de aprendizagem. O projeto tem as suas raízes em dinâmicas de trabalho realizadas maioritariamente no Pré-Escolar, bem como numa reflexão acerca das mesmas. Uma das experiências foi realizada num trabalho de mestrado, as outras desenvolvidas no âmbito da unidade curricular Arte e Matemática do mestrado de Educação Artística e ainda em ações de formação de matemática. A reflexão sobre essas experiências permitiu identificar como pontos fortes: a adesão dos professores e educadores envolvidos nas formações às tarefas exploradas; a adesão das crianças às tarefas experimentadas; a identificação de aprendizagens significativas a partir das atividades realizadas. Após esta primeira fase, que se constitui como um estudo exploratório, o projeto inicia-se com a realização de uma ação de formação que permitirá alargar a equipa de experimentadores e a integração de alguns deles na equipa do projeto.porTarefas interdisciplinaresRaciocínio matemáticoLiteracia visualArte e Matemática: Pontes possíveis, caminhos desejáveisjournal article