Cruz, Nuno IvoCarvalho, Vasco Albano Afonso de2025-11-112025-11-112024-10-31Carvalho, V.A.C. (2024). O estudo de excertos de banda como complemento à formação do flautista. [Relatório de Estágio de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22253http://hdl.handle.net/10400.21/22253Relatório de Estágio de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Ensino de Música.Resumo I O presente relatório visa apresentar e detalhar o trabalho pedagógico realizado durante o estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. Foi supervisionado pela Professora Cooperante, Marina Camponês, nas instalações da Escola Profissional da Metropolitana (EPM), no decorrer do ano letivo de 2023/2024. A prática pedagógica desenvolvida seguiu as diretrizes estabelecidas pelo programa curricular em vigor. Após a contextualização da EPM e a caracterização dos três alunos de flauta transversal (6.º, 7.º e 8.º graus) acompanhados durante o estágio, apresento uma descrição detalhada das práticas pedagógicas e metodologias utilizadas nas aulas observadas, bem como das aulas por mim lecionadas. A análise crítica dessas observações e da prática docente que desenvolvi tem como objetivo proporcionar uma reflexão aprofundada sobre os conhecimentos adquiridos e promover uma maior consciência das práticas pedagógicas, ao permitir uma atividade mais eficiente como docente. Esta análise intenta, ainda, facilitar a adaptação a diferentes contextos educativos, através de uma prática pedagógica pautada pela reflexão contínua.Abstract I This document aims to present and detail the pedagogical work carried out during the internship as part of the Master's Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa. It was supervised by the teacher, Marina Camponês, and took place on the facilities of the Escola Profissional da Metropolitana (EPM) during the 2023/2024 academic year. The pedagogical practice developed followed the guidelines established by the curriculum programme in force. After contextualising the EPM and characterizing the three students of the transverse flute class, I present a detailed description of the pedagogical practices and methodologies used in the classes I observed, as well as the classes I taught. The purpose of critically analysing these observations and the teaching practice I carried out is to provide an in-depth reflection on the knowledge acquired and to promote greater awareness of teaching practices by enabling me to work more efficiently as a teacher. This analysis also aims to make it easier to adapt to different educational contexts, through a teaching practice characterised by continuous reflection.Resumo II Há cerca de 700 bandas filarmónicas amadoras no ativo em Portugal. A formação musical de diversos instrumentistas de sopro passa frequentemente pelas bandas filarmónicas, onde têm os primeiros contactos com diferentes instrumentos e a prática da música em conjunto. Este estudo infere que repertório é representativo da realidade filarmónica portuguesa e aponta novas práticas pedagógicas no estudo de solos de flauta transversal, desta formação. Para tal, com base na participação do Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, apura com o crivo de premissas cuidadas, novos caminhos e possibilidades de integrar o repertório de banda filarmónica no ensino da flauta, para uma visão pedagógica mais alargada e enriquecedora.Abstract II There are around 700 active amateur wind bands in Portugal. The musical education of various wind instrumentalists often takes place in wind ensembles, where they have their first contact with different instruments and practice music together. This study establishes which repertoire is representative of the Portuguese reality, and points to new pedagogical practices in the study of transverse flute solos. To this end, based on participation in the Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, it examines new ways and possibilities of integrating wind band repertoire into flute teaching, with the scrutiny of careful premises, for a broader and more enriching pedagogical vision.porPedagogia da flauta transversalMúsica para bandaExcertos de flauta transversalConteúdo pedagógico para flauta transversalBandas FilarmónicasPedagogy of the transverse fluteTransverse flute solosMusic for bandPedagogical content for transverse fluteWind bandsO estudo de excertos de banda como complemento à formação do flautistamaster thesis203769325