Lapa, ManuelaTomás, Catarina2020-08-252020-08-252015Lapa, M., Tomás, C. (2015) A Participação das Crianças em Intervenção Precoce: Representações Sociais de Técnicas e Famílias in S., Pereira, M. Rodrigues, A., Almeida. C. Pires, C. Tomás, C. Pereira. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (162-173) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.978-989-95733-5-2http://hdl.handle.net/10400.21/12186Neste artigo pretende-se apresentar uma investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado de Intervenção Precoce que teve como objetivo caracterizar as representações sociais de técnicas de intervenção precoce e de famílias sobre as crianças e os seus direitos, com especial enfoque nos direitos de participação. Metodologicamente a investigação assume uma abordagem qualitativa, eticamente situada, assente num estudo de cas o realizado no distrito de Setúbal. Adotou-se um conjunto multifacetado de estratégias de pesquisa, recorrendo quer ao questionário aos públicos selecionados, (18 às técnicas e 24 às famílias), quer a (4) entrevistas semiestruturadas a cada um deles, de modo a caracterizar em profundidade os seus discursos. Na análise dos discursos recorremos à categorização e comparação que nos levou à construção de um texto analítico, descritivo, indutivo e interpretativo, tendo como quadro de referência teórico multidisciplinar a Intervenção Precoce e a Sociologia da Infância. Nos discursos produzidos verificou-se que as crianças são representadas como sujeitos de direitos nas dimensões da provisão e da proteção. Não obstante, quanto à dimensão da participação, esta é marcada por um conjunto de obstáculos à sua concretização e promoção nos contextos de Intervenção Precoce estudados.porDireitos da criançaParticipaçãoTécnicas de intervenção precoceFamíliaA participação das crianças em intervenção precoce: representações sociais de técnicas e famíliasjournal article