Hortas, Maria JoãoG Dias, Alfredo2023-02-012023-02-012022Hortas, M. J., Dias, A. (2022). Ciências sociais e competências para uma cultura da democracia: a construção participada de uma cidadania crítica na formação inicial de professores. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 83-114). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.160978-989-8912-18-3http://hdl.handle.net/10400.21/15453Pensar a formação inicial de professores para responder aos desafios que se colocam à sociedade contemporânea significa preparar os futuros docentes para refletirem criticamente sobre a sua prática na perspetiva do desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia. Este desafio é assumido na formação que realizamos na Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa, embora ainda de uma forma pouco consistente: no primeiro e segundo ciclos de formação, continuamos a identificar muitas fragilidades na prática docente direcionada para a promoção de valores, atitudes, capacidades, conhecimento e pensamento crítico, na perspetiva da construção de uma cidadania democrática.porEducaçãoFormação inicial de professoresDemocraciaCiências sociais e competências para uma cultura da democracia: a construção participada de uma cidadania crítica na formação inicial de professoresbook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.160