Pereira, Teresa Matos2023-07-172023-07-172016Pereira, Teresa Matos (2016) «Desenho: Entre a representação e a (re)significação. Experiências pedagógicas em contextos de Ensino Superior Artístico». Relato disponível nas Atas da V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (p. 451-453http://hdl.handle.net/10400.21/16305Este relato aborda um processo pedagógico desenvolvido ao longo de dois anos letivos na Unidade Curricular de Desenho I que integra o plano de estudos da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando a importância do desenho como instrumento basilar numa formação em artes visuais, propõe-se uma reflexão acerca dos pressupostos que nortearam a estruturação das propostas de trabalho, metodologias, articulação com outras Unidades Curriculares bem como os resultados de algumas destas propostas.Abstract This text proposes an overview of some moments in a pedagogic process involving Drawing I Curricular Unit during the two academic years. Drawing I is one of the drawing units that integrate Visual Arts and Technology degree’s study plan. Considering the importance of drawing as a basic instrument in Visual Arts training, I propose a reflection about the assumptions that guided the structuring of projects, methodologies, coordination with other curricular units as well as the results obtained.porDesenhoEnsino artísticoFiguraçãoRepresentaçãoArts EducationDrawingFigurationRepresentationDesenho: Entre a representação e a (re) significação. Experiências pedagógicas em contextos de Ensino Superior Artísticoconference object