Lino, DalilaCarvalho, Nádia Sofia Moreira2025-01-022025-01-022024-07-10Carvalho, N. S. M. (2024). A diversidade cultural e a abordagem das datas comemorativas no Jardim de Infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18091http://hdl.handle.net/10400.21/18091Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório pretende retratar, de forma descritiva e reflexiva, a experiência na Prática Profissional Supervisionada, módulo II (PPSII), realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Lisboa. Para tal, é apresentada uma caracterização de todo o contexto socioeducativo, dando a conhecer o meio envolvente, a equipa educativa, o ambiente educativo e o grupo de crianças que acompanhei. Posteriormente, são explicitadas as intenções que guiaram a minha prática, bem como o meu processo de intervenção que incluiu uma investigação desenvolvida no contexto em torno da problemática da Diversidade Cultural e da Abordagem das Datas Comemorativas. A pertinência desta investigação destaca-se num contexto que “abarca e representa a diversidade do mundo” (cf. Site da OS, secção “Home”). Considerando que as datas comemorativas surgem em “praticamente todas as propostas pedagógicas” (Tomazzetti & Palauro, 2016, p. 151) e que estes remetem para “eventos culturais” (idem), as práticas pedagógicas devem fazer-se acompanhar de reflexão e pensamento crítico, para que se compreenda como “trabalhar a igualdade na diferença” (Candau, 2008, p.49). Neste sentido, foi desenvolvido um estudo de caso que procurou auscultar as perspetivas das crianças do grupo 10, das suas famílias, das educadoras, das assistentes operacionais e da coordenadora pedagógica sobre as temáticas. Os resultados obtidos realçam que a Diversidade Cultural é, tal como menciona Candau (2008), uma temática complexa, que traz consigo alguns desafios. As datas comemorativas, fazem parte das estratégias que podem ser adotadas de forma a valorizar “o respeito pela individualidade” (APEI, 2011, p.1), ainda que se reconheça que têm sido abordados as datas comemorativas da cultura predominante.This report aims to describe, in a descriptive and reflective way, the experience of Supervised Professional Practice, module II (PPSII), carried out as part of the Master's Degree in Pre-School Education, with a group of twenty-five children aged between three and five, in a Private Social Solidarity Institution (IPSS) in Lisbon. To this end, a characterisation of the entire socio-educational context is presented, showing the surroundings, the educational team, the educational environment and the group of children I accompanied. Subsequently, the intentions that guided my practice are explained, as well as my intervention process, which included research carried out in the context around the issue of Cultural Diversity and the Approach to Commemorative Dates. The relevance of this research stands out in a context that "embraces and represents the diversity of the world" (cf. OS website, "Home" section). Considering that commemorative dates appear in "practically every pedagogical proposal" (Tomazzetti & Palauro, 2016, p. 151) and that they refer to "cultural events" (idem), pedagogical practices must be accompanied by reflection and critical thinking, in order to understand how to "work on equality in difference" (Candau, 2008, p.49). To this end, a case study was carried out that sought to listen to the perspectives of the children in group 10, their families, the educators, the operational assistants and the pedagogical coordinator on these issues. The results obtained emphasise that Cultural Diversity is, as Candau (2008) mentions, a complex issue that brings with it a number of challenges. Commemorative dates are one of the strategies that can be adopted in order to value "respect for individuality" (APEI, 2011, p.1), although it is recognised that the commemorative dates of the predominant culture have been addressed.porDiversidade CulturalDatas ComemorativasEducação de InfânciaPrática PedagógicaDesenvolvimento ProfissionalA diversidade cultural e a abordagem das datas comemorativas no Jardim de Infânciamaster thesis203720741