Poças, Ilda MariaCardoso, AdrianaBesidovska, AnzhelikaDantas, LucimarRocha, MarleneValimamade, NilsaMourato, PatríciaMartins, Sara2023-03-022023-03-022022-05Poças IM, Cardoso A, Besidovska A, Dantas L, Rocha M, Valimamade N, et al. Dificuldades de escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visão. In: XXII Congresso Nacional de Ortoptistas, VIP Executive Entrecampos (Lisboa), 13-15 de maio de 2022.http://hdl.handle.net/10400.21/15746Projeto em desenvolvimento em parceria com a Escola Superior de Educação e a Universidade Lusófona de Lisboa, no âmbito da 6ª edição dos projetos IDI&CA, do Instituto Politécnico de Lisboa. Projeto IPL/2021/Escri-Ver_ESTeSLA visão é um importante meio de desenvolvimento a nível físico, comportamental e cognitivo logo desde o nascimento. Em idade escolar, a função visual tem uma grande relevância no processo de aprendizagem das crianças, sobretudo na aprendizagem da leitura e da escrita. Vários estudos indicam que crianças com deficiências visuais podem apresentar maior dificuldade de desenvolvimento no processo de aprendizagem mas poucos estudos relacionam a dificuldade da escrita com anomalias da visão. Sabendo que a visão é uma importante fonte de informação e de aprendizagem, sendo que 80% do conhecimento é captado pelos olhos e sabendo que a sintomatologia provocada por distúrbios da função visual pode influenciar negativamente a performance escolar, colocam-se as seguintes questões: 1) Será que anomalias da função visual contribuem para uma maior dificuldade no desempenho da escrita? 2) Será que a diminuição de uma função visual como a acuidade visual, a convergência, a acomodação, a estereopsia, ou o desequilíbrio oculomotor e os erros refrativos ao causar uma deficiente visão funcional, contribuem para a existência de uma maior disortografia?porOrtópticaMeio escolarCriançasDisortografiaIPL/2021/Escri-Ver_ESTeSLDificuldades de escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visãoconference object