Gomes, Cristina Azevedo2023-12-052023-12-052023Gomes, C. A. (2023) Prefácio in Silva, M. J., Branco, N., & Pessoa, A. M. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. (5-7) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.978-989-8912-20-6http://hdl.handle.net/10400.21/16625Num contexto de profunda e acelerada transformação digital, as restrições colocadas pela pandemia COVID – 19 vieram interpelar, de forma abrupta e disruptiva, a (re)organização das escolas e das suas práticas de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior. Nos anos letivos 2019-2020 e 2020-2021, as circunstâncias de isolamento e de afastamento profilático condicionaram o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem em torno de abordagens a distância ou abordagens mistas.porEnsino superiorInovação pedagógicaCOVID-19Prefáciobook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.164