Abreu, JoãoPina, Helena FigueiredoCenteno, Maria JoãoRodrigues, Ricardo Pereira2021-05-032021-05-032021-04-12Abreu, J., Pina, H., Centeno, M.J., & Rodrigues, R.P. (2021, abr, 12-16). Museu da Paisagem: Uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagem. Comunicação apresentada, online, no 2º CIBAM - Congresso Ibero Americano em estudos de Paisagem, Sintra, Portugal.http://hdl.handle.net/10400.21/13269O entendimento coletivo do que designamos por Paisagem advém de áreas do conhecimento tão diversas como a Geografia, Filosofia, Arte, Ecologia ou Comunicação e do que cada indivíduo vai construindo a partir da sua experiência quotidiana. Não sendo a maioria dos indivíduos estudiosos ou especialistas em paisagem, é possível identificar e analisar alguns dos principais construtores de opinião e transformadores do significado de Paisagem. O cinema ficcional, cinema documental, produção televisiva (documentários, ficção e informação), fotografia (através da comunicação social, livros, guias de viagem, campanhas de turismo, exposições, social media, etc.), desenho, ilustração, infografia e outros modos de registo e representação da paisagem contribuem, em conjunto, para a construção desse entendimento coletivo sobre a Paisagem. No projeto de investigação “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” foram várias as opções de registo e representação da paisagem utilizadas nos conteúdos de mediação museológica desenvolvidos. Séries de vídeo, fotografia e ilustração contribuíram para diferentes soluções de comunicação criadas no sentido de uma sensibilização e educação para uma cidadania paisagística. O presente artigo propõe apresentar os processos, metodologias e resultados das séries audiovisuais e multimédia desenvolvidos no âmbito do Museu da Paisagem.porMuseuPaisagemComunicaçãoParticipaçãoCidadaniaMuseu da Paisagem: uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagemconference object