Cardoso, AdrianaHenrique, Cátia Alexandra Rodrigues2023-03-012023-03-012022-09-26Henrique, C. A. R. (2022). A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15731http://hdl.handle.net/10400.21/15731Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição e análise das práticas decorridas em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Já a segunda recai no estudo empírico desenvolvido no contexto de 1.º Ciclo. O estudo empírico, subordinado ao tema A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB, resulta da identificação de fragilidades e potencialidades do grupo que levou à definição de um plano de intervenção que incidia, entre outros aspetos, no desenvolvimento de competências ortográficas. Assim, aliou-se, à necessidade de potenciar a descoberta de regras ortográficas, a aprendizagem com recurso a laboratórios gramaticais. Definiu-se, então, como eixos orientadores os seguintes objetivos específicos: I) criar laboratórios gramaticais tendo em vista o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º ano; II) analisar o efeito da utilização dos laboratórios gramaticais no desenvolvimento de competências ortográficas em alunos do 1.º ano. Para a realização do estudo, recorreu-se aos princípios metodológicos da investigação-ação e adotou-se uma abordagem qualitativa. Com efeito, as técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante (com recurso a notas de campo), a análise documental e as entrevistas (três das quais na modalidade de focus group). A análise dos dados recolhidos permitiu chegar às seguintes conclusões: (i) os recursos criados possibilitam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica, por parte dos alunos, responsabilizando-os pela sua aprendizagem; (ii) a utilização de LG revela-se pertinente para a aprendizagem da ortografia, uma vez que potencia a atitude reflexiva e investigativa sobre a língua, dando origem a aprendizagens mais significativas.ABSTRACT This report, carried out within the scope of Supervised Teaching Practice II, is divided into two parts. The first consists of the description and analysis of the practices carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The second is based on the empirical study developed in the context of the 1st cycle. The empirical study, under the theme Learning spelling through discovery in the 1st cycle, results from the identification of weaknesses and strengths of the group that led to the definition of an intervention plan that focused, among other aspects, on the development of spelling skills. Thus, the need to enhance the discovery of orthographic rules was combined with learning using grammatical laboratories. The following specific objectives were then defined as guiding axes: I) create grammatical laboratories with a view to developing orthographic skills in the 1st year; II) analyze the effect of using grammar labs on the development of spelling skills in 1st year students. To conduct the study, we used the methodological principles of action research and adopted a qualitative approach. In fact, the techniques and instruments for data collection were direct and participant observation (using field notes), document analysis, and interviews (three of which were focus group interviews). The analysis of the collected data allowed the following conclusions to be reached: (i) the resources created make it possible for students to discover phonologically based orthographic rules, making them responsible for their learning; (ii) the use of grammar labs proves to be relevant for learning orthography, as it enhances a reflective and investigative attitude about the language, giving rise to more meaningful learning.porCompetência ortográficaDesvios ortográficosDescobertaLaboratório gramatical1.º Ciclo do Ensino BásicoSpelling competenceSpelling deviationsDiscoveryGrammar lab1st cycle of basic educationA aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEBmaster thesis203194667