Carvalho, André Rui DantasGonçalves, Gonçalo Nuno AntunesMilho, João Filipe de AlmeidaCoelho, Carlos Miguel Vinagre Rosa2024-10-212024-10-212023-11COELHO, Carlos Miguel Vinagre Rosa – Estudo e Modelação do Braço de Trolley de um Carro Elétrico Histórico da Carris. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado.http://hdl.handle.net/10400.21/17759Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia MecânicaO presente trabalho tem como objetivo a execução de um estudo sobre o Braço de Trolley dos carros elétricos da empresa Companhia Carris de Ferro de Lisboa, habitualmente referida apenas como Carris. Este elemento faz a ligação mecânica e elétrica entre a catenária e o carro, permitindo a circulação da corrente elétrica. Devido à idade do sistema, as peças do Braço de Trolley já não são fabricadas, e têm de ser reparadas pela própria empresa. Assim, o presente trabalho consiste em efetuar o levantamento da constituição do Braço de Trolley, identificando cada uma das suas peças constituintes, efetuar medições das mesmas, devido praticamente à inexistência de quaisquer registos escritos, desenhos técnicos ou especificações das peças que o compõem, para elaboração de um modelo geométrico computacional, com vista à realização do estudo principal que visa aplicar as ferramentas atuais de modelação e projeto mecânico (inexistentes na altura do projeto original) para fazer um estudo dos esforços mecânicos, e eventualmente propor alterações a nível de processos de reparação, materiais e da própria conceção, por forma a aumentar a durabilidade e reduzir o número de intervenções de manutenção. Deste modo, foi realizado um estudo estático utilizando o software Solidworks, com vista a identificar os esforços sofridos pelos principais componentes que sofrem desgaste mecânico.The present work aims to carry out a study on the Trolley Arm of the electric cars of the company Companhia Carris de Ferro de Lisboa, usually referred to only as Carris.This element makes the mechanical and electrical connection between the catenary and the carriage, allowing the circulation of electric current. Due to the age of the system, the Trolley Arm parts are no longer manufactured, and must be repaired by the company itself. Thus, the present work consists of carrying out a survey of the constitution of the Trolley Arm, identifying each of its constituent parts, taking measurements of the same, due to the practically non-existence of any written records, technical drawings or specifications of the parts that compose it, to the elaboration of a computational geometric model, in order to carry out the main study that aims to apply the current modelling and mechanical design tools (non-existent at the time of the original project) to study the mechanical efforts, and eventually to propose changes in terms of repair processes, materials and the design itself, in order to increase the durability and reduce the number of maintenance interventions. So, a static study was carried out using the Solidworks software, in order to identify the efforts suffered by the main components that suffer mechanical wear.porTransporte Público UrbanoModo ElétricoManutençãoBraço de TrolleyEngenharia Assistida por ComputadorMétodo dos Elementos FinitosUrban Public TransportElectric ModeMaintenanceTrolley ArmComputer Aided EngineeringFinite Element MethodEstudo e Modelação do Braço de Trolley de um Carro Elétrico Histórico da Carrismaster thesis203461150