Caseiro, AnaFrancês, Mónica Dias Pais Taveira dos Santos2020-01-072020-01-072019-07-18Francês, M. D. P. (2019). A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10949http://hdl.handle.net/10400.21/10949Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho realizado consiste na descrição e reflexão sobre a prática desenvolvida nos contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Quanto às práticas de ensino supervisionadas, é apresentada a caracterização do contexto socioeducativo de cada uma, bem como a identificação das questões-problema e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades de cada contexto. No presente documento é, também, apresentado um estudo desenvolvido no contexto de 1.º Ciclo, numa turma de 2.º ano, intitulado A aprendizagem da Área e do Perímetro com recurso a materiais manipuláveis. Este estudo emerge da problemática: Como promover o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em relação à área e ao perímetro de forma a atingir os objetivos estipulados no programa de Matemática para o 2.º ano do 1.º CEB? Como principais objetivos definiram-se: (i) Identificar os conhecimentos dos alunos sobre as grandezas de comprimento e área; (ii) Analisar de que forma os alunos se apropriam dos conceitos de perímetro e área; A metodologia adotada é de natureza qualitativa, recorrendo a procedimentos próximos das etapas definidas na metodologia de investigação-ação. A recolha de dados ocorreu numa turma de 2.º ano composta por 22 alunos através da aplicação de um teste de avaliação diagnóstica, seguido de um conjunto de tarefas sequenciais com recurso a pentaminós e ao geoplano, tendo, por fim, ocorrido uma segunda aplicação de parte do mesmo teste de avaliação diagnóstica realizado no início do estudo. Ao analisar os dados do teste de diagnóstico percebeu-se que o grupo de participantes apresentava dificuldades ao nível da compreensão dos conceitos de área e de perímetro e na relação entre ambos. Por outro lado, a análise dos dados da segunda aplicação de parte do teste de avaliação diagnóstica demonstrou que o grupo superou as dificuldades, referentes aos conceitos de área e perímetro, evidenciadas no início do estudo.ABSTRACT This report was made within the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master’s Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The work that was done consists of the description and reflection on the practice developed in the contexts of 1st and 2nd Cycles of Basic Education. As for supervised teaching practices, it is presented the characterization of the socio-educational context of each one, as well as the identification of problem-questions and the general objectives of intervention, defined based on the potentialities and fragilities of each context. In this work it is also presented a study developed in the context of 1st Cycle of Basic Education, more precisely in a 2nd grade class, entitled Learning the Area and the Perimeter with the use of manipulable materials. This study emerges from the problematic: How to promote the development of students' learning in relation to the area and the perimeter in order to reach the objectives stipulated in the Mathematics program for the 2nd year of the 1st CBE? The main objectives were: (i) Identify students' knowledge of length and area magnitudes; (ii) Analyze how students appropriate the concepts of perimeter and area. The methodology adopted is qualitative, using procedures close to the stages defined in the research-action methodology. The data collection was carried out in a 2nd year class composed of 22 students through the application of a diagnostic evaluation test, followed by a set of sequential tasks using pentominoes and the geoplane, and in the end of my intervention occurs a second application of part of the same diagnostic evaluation test performed at the beginning of the study. When analyzing the data of the diagnostic test it was noticed that the group of participants presented difficulties in the understanding of the concepts of area and perimeter and in the relation between both. On the other hand, the analysis of data from the second application of part of the diagnostic evaluation test showed that the group overcame the difficulties related to the concepts of area and perimeter, evidenced at the beginning of the study.porÁreaPerímetroAprendizagemMateriais ManipuláveisAreaPerimeterLearningManipulable materialsA aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º anomaster thesis202335542